Mostrando postagens com marcador Personalidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Personalidade. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Defeito de cada signo

GEMEOS E SEUS DEFEITOS

Superficialidade, Falsidade e Mentiras – O geminiano é superficial, não se aprofundando em estudos de nenhum assunto, mas petulante ao ponto de expressar um falso conhecimento, como se fosse 100% entendido do assunto. Tende a trilhar um caminho tortuoso de afirmações falsas para garantir que inverdades sejam aceitas. Partindo da vaidade de exibir cultura, o geminiano vai se afundando em falsidade, fofocas, até o ponto da calúnia. Dependendo da moral do indivíduo, pode-se chegar à atitudes criminosas. Se a ética for escassa ou inexistente, a falsidade do geminiano pode acarretar em danos para outros.

Plágios – Embora existam o plágio integral e o plágio parcial, o geminiano prefere o plágio parcial. Ele manipula e confunde. Pegam o livro, a partitura, o poema, o discurso de um autor, colocam alguns sinônimos, algumas vírgulas, invertem a ordem das orações, e assim está feito. Apoderam-se do resultado final, intitulando-se autores únicos ou gênios inspirados. Fazem isso com tanta naturalidade e ingenuidade, que nem sempre se dão conta de que estão furtando. Desprovidos de escrúpulos e sentido ético, manipulam a linguagem de forma astuciosa, ora por leviandade, ora por ironia. Escondem sua falta de competência com ardis de esperteza, mas não conseguem impressionar um público realmente culto e informado. Seu sucesso, sempre de pouca duração, é restrito à um público mais inexperiente e de pouco preparo.

Fraudes – O geminiano é mestre em fraudar a lei e escapar pelo estelionato e outros procedimentos mais velados. Movimentos soltos, cabeça ágil, moral elástica são as bases de suas ações e dos mil subterfúgios utilizados para fugir às responsabilidades. Vai de pequenos a grandes furtos, chegando até a doentia cleptomania. Quando seu talento é usado para esses crimes, sabe inventar artifícios suficientes para não ser molestado e consegue driblar as leis por muito mais tempo do que qualquer outro signo.

Insensibilidade – Sua dose de insensibilidade é bem grande, não se importando com os sentimentos dos outros, ou simplesmente os ignora. Sempre disposto a falar, solta a língua nas horas erradas ou inconvenientes, já que não se dá conta de seus erros. Ri de situações penosas para outros, e com frases irônicas, misturando sátira e deboche, tenta despertar a atenção dos outros, não se importando se está ferindo alguém. Com isso, se esconde atrás da platéia para que a sua vítima fique inibida para reagir.

Prolixo – É uma das características mais presentes no geminiano. Falam muito sem se deixar interromper, e esgotam a paciência dos ouvintes e cansam a todos que tenham tido a má sorte de se encontrar com um deles. Quando relatam um caso, gastam tantas palavras, criam tantos rodeios, que até os mais dispostos não agüentam em acompanhar a interminável narração. Sempre incluindo vários assuntos, por vezes desconectados, acabam perdendo o fio da meada. Quanto mais nervosos se sentem, mais falam e repetem as mesmas palavras.

Infidelidade Amorosa – Por ser pobre de sensualidade romântica e ser mais cerebral do que afetivo, o geminiano cultiva amores simultâneos. Freqüentemente recorre ao adultério. O acúmulo de segredos inerentes ao amor proibido o excita e funciona como terapia autocompensatória. Ele mantém escassos romances à custa de muita imaginação e intensa atividade mental, divertindo-se com a carga extra de duplicidade e o troca-troca de personagens.

TOURO E SEUS DEFEITOS

Gula – Além de saciar uma fome natural, o taurino come com os olhos, com a mente e com o olfato, procurando mais a quantidade do que a qualidade dos alimentos. Isso pode levá-lo à doenças e problemas pela má conduta alimentar.

Preguiça – O taurino deixa para amanhã o que pode fazer hoje e para um futuro indefinido o que poderia ter feito ontem. A entrega ao ócio lhe dá uma ilusão de prazer momentâneo, mas de lamentáveis conseqüências.

Lentidão – A preguiça leva à lerdeza, sem aceitar sugestões de mudança de conduta. Pouco flexível, é indiferente a qualquer sugestão criativa e inovadora, detestando as novidades. Quando empaca num ritmo, deixa de ser Touro e vira Mula... e a vida passa com suas oportunidades, e tudo se desvanece diante da sua inércia obstinada.

Ciúme – O taurino cobra do parceiro demonstrações afetivas tão exageradas e quentes, que é difícil satisfazê-lo. A vítima do ciúme de alguém smepre sofre como se fosse uma presa intimidada pela opressão do ciumento que, ao se referir ao ser pseudo-amado, sempre fala com o pronome possessivo: "Meu" marido, "minha" namorada, "meus" livros, "meu" carro... O ciúme cria um clima de profundo desequilíbrio e de cobrança para quem o sente e para quem o recebe.

Rancor – A emoção e boa memória do taurino podem levá-lo ao rancor. Ele é ferido, se deixa magoar, guarda na memória, jamais esquece e, sendo assim, não perdoa. Ele não parte para uma vingança, mas se fecha e “rumina” um rancor surdo, longo e infindável, não conseguindo se libertar da mágoa. Por ser passional, é um mau juiz, julgando com a emoção e não com a razão. Enquanto vive a mágoa, sua rejeição atinge um ponto de não conseguir mais olhar a outra pessoa frente a frente.

Avidez – Ambição por dinheiro, onde quanto mais consegue, mais deseja ganhar. A voracidade materialista pelo dinheiro funciona numa progressão jamais satisfeita. É capaz de passar uma vida inteira dedicado somente a produzir riquezas e aumentá-las, proibindo-se dos menores prazeres a fim de somar mais.

Impermanência – Pela sua avidez, o taurino tem a ilusão de que alguma coisa na vida pode ser permanente ou que se pode atingir segurança, estabilidade e independência se a conta bancária chegar a tal quantia

AQUARIO E SEUS DEFEITOS

“Do Contra” – Há um tipo de Aquário negativo que tem uma prazer muito especial em contestar. Negam tudo que é dito pelos outros, são contra todas as opiniões e, se possível, fazem disto motivo para grandes discussões. Além de discordarem sempre, adoram ser ostensivamente “do contra”. Querem que os outros tenham a certeza de que eles discordam, e não fazem por menos, falam alto, exageram no vocabulário ofensivo, são prolixos, necessitam de que todos ouçam os seus excitados discursos. Não importa a idade; sempre se comportam como adolescentes implicantes e resolvidos a incomodar. Enquanto não conseguem aborrecer bastante, não param com as provocações, tentando de variadas formas irritar quem estiver por perto. São os maiores “espíritos de porco” do Zodíaco, não perdem oportunidade de começar uma discórdia e, quando não encontram contendores, ficam profundamente frustrados. O fato é que não podem ver ninguém sereno, tranqüilo ou bem humorado que eles começam a infernizar, provocando discussões inúteis e de ritmo nervoso – este é um sério problema aquariano causado por um sistema nervoso profundamente alterado.

Anarquistas – Quando a contestação ultrapassa o âmbito pessoal e atinge o campo exterior, surge o aquariano do tipo político, que se especializa em se opor às leis do país, do mundo e da sociedade. Ele, em geral, sente-se mais realizado quando consegue uma tribuna para tornar-se um oponente profissional que ataca sempre, em qualquer situação, tudo que estiver sendo realizado. É um indivíduo na contramão. Quando todos estão de acordo, ele protesta, mostrando erros e defeitos que os outros fazem. Inventam encrenca a partir do nada. A ocasião pode ser a mais imprópria para discursos políticos, mas eles estão sempre à espreita e preparados para despejar uma falação inoportuna, estressante e cansativa.

Agressividade – Na polaridade negativa, um dos graves problemas aquarianos é a sua mente desgovernada e facilmente excitável. Quanto isto acontece- perigo à vista. Se tornam agressivos, completamente intolerantes e capazes de ferozes rompantes de violência. Entram numa briga dominados por forte tensão e são capazes de estarrecer e encurralar o adversário em poucos minutos. Tornam-se surdos a qualquer argumentação e cegos a qualquer evidência. Por terem seu mundo próprio, ficam impermeáveis a ponderações e raciocínios. O Aquário é sujeito a se fixar num comportamento rígido e irredutível. Portanto, num momento de explosão de temperamento, sua imensa agressividade vem à tona de uma forma colérica, e as vítimas têm real motivo para fugir ou sofrer alguns danos, sejam físicos ou morais. O que mais assusta neste tipo zodiacal é a imprevisibilidade das reações. Tudo com eles acontece de repente, e as respostas vêm em grau desproporcional ao ocorrido. São inteiramente dominados pelo seu estado de espírito do momento, daí os rompantes sempre injustificados e bem mais difíceis de lidar porque, além de descontrolados, exibem uma raiva escandalosa e ruidosa.

Dificuldade de Relacionamentos – Sendo uma natureza fechada, tensa, às vezes, irascível e de poucas palavras, torna-se complicado viver ao seu lado, embora possa existir dentro dele um sentimento também aprisionado que luta por uma libertação. Quando se sente acuado ou contrariado, tranca-se num mutismo constrangedor, que é uma das suas armas preferidas de agressão e que, por vezes, torna-se um hábito insuportável para as pessoas que têm a má sorte de partilhar de sua convivência. Vive interiormente numa rota de colisão entre a grande vontade de amar e o medo de ficar à mercê de quem ama, uma luta inglória entre a noção de uma falsa liberdade e o desejo normal de ter alguém como companhia. É bom lembrar que o Aquário não é de fácil adaptação, daí não se ajustar aos hábitos de outra pessoa. O Aquário exige que os outros o adivinhem e que aprendam a ler seus sinais e não suas palavras. Quer impor sua maneira de pensar mas, ao mesmo tempo, odeia submissão, eis um dos seus inúmeros paradoxos. No credo aquariano, ele professa “Todos têm o sagrado direito de concordar comigo.” Se isso não acontece, ele desdenha o entendimento do outro, porque afinal de contas suas idéias são sempre tão originais e tão brilhantes...

Autoritarismo Aquariano Exacerbado – O Aquário negativo soma à sua lista de dificuldades uma faceta menor do Leão – um autoritarismo exacerbado. Por não se submeter a ninguém, exige uma obediência total às suas vontades e, por qualquer tola contrariedade, faz uma tempestade num copo d’água. Uma contenda com um aquariano é sempre penosa e profundamente desgastante, porque ele não se satisfaz em ser o autor da palavra final; ele quer vencer após uma guerra, que pode variar de uma longa e violenta discussão a um duelo armado. Em ambos os casos, o clima é um perigoso tudo ou nada.

Dificuldade com Padrões Estabelecidos – O “espírito de porco” do aquariano negativo quando muda seu foco de atuação dirige suas baterias para qualquer tipo de autoridade. Na família, desde criança o Aquário é capaz de se insurgir contra todos os regulamentos tradicionais do grupo familiar. Toma atitudes impensadas para que possa demonstrar frontalmente sua revolta contra os costumes preestabelecidos. Segue pela vida criando caso e contendas toda vez que lhe dão oportunidade para exibir seu espírito revoltado e pretensamente renovador. No trabalho, desafia o poder, a autoridade e as hierarquias. Não se submete às normas da organização fazendo-se de desentendido diante de novas regras ou orientações. Ignora os regulamentos que todos os outros seguem e só os aplica quando resolve que é o momento; portanto, nesse meio tempo, cria sucessivos tumultos, impedimentos e barreiras, fazendo questão de mostrar sua insatisfação e rebeldia. Na sociedade, opõem-se ao grupo a que pertencem por origem. Se são pobres, fazem disso uma bandeira para agitação, tornam-se sabotadores e se comprazem em ameaçar o sistema. Se são ricos ou poderosos, odeiam sua situação privilegiada – a riqueza lhes pesa como crime e culpa. Para derrubar os ancestrais e a hierarquia, são capazes de promover escândalos e provocar rupturas irreconciliáveis.

VIRGEM E SEUS DEFEITOS

Culpa do Prazer – Baixa Auto-estima – O virginiano não consegue se dar prazer. Nas horas reservadas a ele, inventa alguma ocupação mais séria e se entrega a essa obrigação, esquecendo por completo o lazer antes programado. Sendo Virgem o signo de mais baixa auto-estima do Zodíaco, sente-se em pecado quando está apenas se divertindo e não se dá o direito de desperdiçar momentos subtraídos do seu precioso tempo. É muito fácil para ele adiar o prazer indefinidamente, só se entregando após muita relutância e quando mais nada existe, na sua agenda, de alguma importância. Quando vence o conflito entre prazer e dever, o virginiano começa a se divertir, assumindo todos os encargos dos preparativos necessários. Se é um jogo de cartas, ele irá providenciar o baralho, as fichas, o pano verde e tudo mais. Se for uma viagem, ele cuida das malas, dos horários, das compras mais difíceis, dos mapas, e tudo mais que envolva a parte trabalhosa do lazer. Prefere o prazer cerebral, trabalhoso, que o obrigue a raciocinar, do que o prazer do tipo ver um pôr-do-sol, brincar com crianças ou apreciar um passeio no bosque. Ele prefere uma mixagem entre prazer e autopunição.

Trabalhador Compulsivo – A baixa auto-estima do virginiano o leva a trabalhar exaustivamente, sem respeitar seus próprios limites. Chega a um tal nível de casaco, que ultrapassa as normas aceitáveis de saúde e, por isso, estão sempre “à beira de um ataque de nervos”, deixando transparecer uma agitação interna e um estresse incontroláveis. A causa desse comportamento compulsivo reside numa autocobrança que o obriga a fazer e refazer, até atingir uma utópica perfeição.

Sabotador – Quando o virginiano aceita um trabalho com o qual não concorda e para o qual não tem outra alternativa, ele tende a agir como sabotador. Cria conflitos, inicia greves injustas, faz reivindicações absurdas causando prejuízos. Uma criatura com alma de escravo, que se sente inferiorizado pelo sistema. Só enxerga seus direitos e ignora os deveres. Para ele, o patrão ou o chefe é sempre um inimigo a perseguir e a se vingar.

Hipocondríaco – Pela necessidade de preservar sua saúde, esse hábito pode se tornar uma mania compulsiva e um medo constante de qualquer tipo de doença. Trata exageradamente de todos os possíveis sintomas e imaginados sintomas como se fossem uma realidade inquestionável. Vive procurando uma doença real para justificar sua neurose por medicamentos. É assíduo freqüentador de consultórios médicos, e desses contatos se resulta um grande conhecimento de termos técnicos e cultura de almanaques especializados.

Prevenção – Os virginianos que fazem da prevenção uma religião, vivem tomando vitaminas, vacinas e adotando regimes alimentares com ênfase obrigatória na saúde. Não comem por prazer, comem porque faz bem à saúde. São os únicos no Zodíaco que seguem prescrições com total obediência e orgulho.

Manias – As qualidades de limpeza, ordem e arrumação viram manias, e o virginiano não pára de se lavar e limpar tudo em seu raio de ação. Essas manias levam o virginiano à se autocobrar de uma maneira excessiva, o que o faz detalhista compulsivo, ranheta, preso a rigores inúteis; cansativo no convívio e terrivelmente prolixo, pois além de falar muito, o virginiano ainda tem obsessão por detalhes tediosamente repetitivos.

Dificuldades no Amor – Os virginianos são pouco carinhosos, não acreditam em paixão, amor à primeira vista, efusões amorosas, “reencontros que tinham que acontecer”, romances, namoros complicados, “melosidades”, amores impossíveis, aventuras novelescas, pieguismos, “pessoas-colantes” e muito mais. De tudo que a literatura romântica escreveu nos séculos, o virginiano desconfia. É um tipo muito cabeça, cético e que leva tempo para esquentar. Teme, portanto, deixar-se envolver por algumas ingenuidades romanescas como os outros signos. É preciso dedicação para derreter esse “iceberg”.

Critica quem Ama – No seu intuito de aperfeiçoar o comportamento do companheiro, o virginiano vai desfiando um rosário de críticas. É difícil namorar ouvindo relatórios de seus defeitos. Diz a Astrologia que os virginianos, quando criticam, estão dando prova de grande interesse e até de amor, mas a maioria das outras pessoas não tolera ser criticada e nem aprecia uma personalidade categórica e autocontida.

CAPRICORNIO E SEUS DEFEITOS

Limitação – A limitação de Capricórnio gera avareza, amargura, timidez, pessimismo e muitas dificuldades de relacionamento. Isso pode gerar dificuldades quando usada como restrição, diminuição, insuficiência e, nos piores casos, até como mediocridade. Deixar-se vencer por essas restrições é a causa de insucesso de uma vida, que poderia ser muito mais ampla sem os freios a que um capricorniano negativo se obriga.

Avareza – Ter dinheiro e não conseguir usufruí-lo é um problema de alma que é avarenta, porque não se permite o menor gesto de doação consigo mesma, muito menos com os outros. O avarento vive ansioso, sempre preocupado em não gastar. Perde um tempo enorme inventando expedientes para evitar as mínimas despesas e justifica-se alegando necessidade de guardar tudo indiscriminadamente. Vangloria-se de economias desprezíveis, é capaz de entrar em tolas contendas por centavos e vive contando migalhas, torturado pelas perdas corriqueiras. O capricorniano pode padecer com esse problema, pois se impõe tantos limites, que acaba por estragar a própria vida, furtando-se ao prazer e infligindo-se rigorosas restrições, que atuam como verdadeiras penalidades.

Avareza de Sentimentos – O avarento é um ser fadado à solidão, porque é dificílimo viver ao lado de alguém que tranca seus impulsos generosos e é incapaz de doar-se ou oferecer qualquer benefício para quem estiver por perto. Seus relacionamentos afetivos são tão pobres quanto suas intenções, e sua preocupação em não gastar gera um mau hábito dentro dele que o impede de ser amistoso com alguém. Amor e carinho são formas generosas de abundância, são partes da própria pessoa doadas a outrem.

Ambição Desmedida – A ambição negativa transfigura-se numa quase obsessão, e as pessoas vítimas desse mal consomem anos de suas vidas tentando, a qualquer preço, atingir seus objetivos. Capricórnio, por sua natureza obstinada, não mede conseqüências nem esforços para alcançar o topo da montanha da vida; no entanto, na polaridade negativa, quando essa ânsia de vencer vem impregnada de vaidade, orgulho e desejo de poder, surge a ambição desmedida. Nesses casos, pode acontecer uma avalanche de erros que vão se avolumando, desde um comportamento antiético até a total corrupção.

Ambiciosos Frustrados – Nesse grupo estão reunidos os ambiciosos incompetentes que, apesar de toda a ambição, não têm o preparo necessário para realizá-la. Integram esta lista negra famosos personagens do folclore cotidiano, tais como os alpinistas sociais, os bajuladores, os “papagaios de pirata” e todos aqueles que vivem nas cortes dos poderosos, tentando obter algumas poucas migalhas do sucesso deles.

Timidez – O Capricórnio negativo, quando frustrado social ou profissionalmente, esconde-se dentro de uma timidez autopunitiva que, na maioria dos casos tem origem numa infância sofrida. Essa timidez dramática é geradora de várias outras limitações no âmbito dos relacionamentos interpessoais – o tímido, quando não expressa suas emoções nos momentos precisos, “engole sapos”, deixa-se atingir sem se defender e acumula rancores inconfessos que o fazem sofrer por muito tempo. Em geral, sua única reação é refugiar-se num obstinado silêncio que funciona ora como fuga ora como pseudovingança, pois ele se sente encurralado e sem saída para os impasses. Mas, em todas essas situações, a timidez sempre maltrata os dois pólos de qualquer relacionamento. A timidez capricorniana pode ser a causa de muitos outros problemas do signo na via negativa, tais como depressão, melancolia e pessimismo. Todos esses sentimentos são ingredientes de uma personalidade derrotista e frustrada.

Pessimismo – O pessimismo é uma das piores dificuldades do Capricórnio negativo, pois ele tem um efeito multiplicador, isto é, o pessimista contamina todos ao seu redor. A grande maioria tem uma tendência negativista dentro de si que permanece latente como uma porção passiva no fundo da alma e, quando despertada pelo pessimismo do outro, vem à tona e contagia totalmente o indivíduo, trazendo também consigo alguns “nefandos parentes”: a melancolia e a depressão. Essa disposição de espírito, que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior, tem sua origem em seu próprio medo e incapacidade de criar soluções. Os pessimistas, em geral, não reconhecem sua condição derrotista; intitulam-se, com muito orgulho, realistas, racionais, “pé-no-chão”, e, por isso, fica mais difícil enfrentá-los e aquietá-los. Quando começam a defender suas teses fatalistas, inundam o ambiente com suas frases contundentes e de grande impacto. Muitos os respeitam pela seriedade e pelos argumentos aparentemente indefensáveis sem, no entanto, parar para avaliar a precária perspectiva enfocada.

“Pré-Ocupados” – A “pré-ocupação” é um subproduto direto do pessimismo. Sua origem está no medo do fracasso, da não realização e ainda se apresenta como uma conseqüência da autolimitação; à qual se impõe o Capricórnio negativo, que se deixa vencer pela angústia e ansiedade e usa mal seu tempo de ação no presente com preocupações futuras que podem ou não acontecer.

Insatisfação – O Capricórnio é naturalmente insatisfeito. E isso torna-se causa de muitos problemas para o Capricórnio negativo, pois estes indivíduos de mal com a vida vivem programando situações completamente insatisfatórias que fazem deles seres de muito difícil convivência, uma vez que aturar tamanha impertinência é quase impossível. Tal comportamento gera outros “pecados”, tais como cobranças desmedidas, exigências descabidas, pessimismo, melancolia, mau humor habitual, rabugice. Enfim, esses capricornianos transformam-se em criaturas eternamente ranzinzas e com temperamento envelhecido precocemente.

CANCER E SEUS DEFEITOS

Ansiedade – É comum o canceriano ser vítima de ansiedade, perdido em angústias e ficando desregulado, fora do tempo. Não consegue viver o presente, volta repetidamente ao passado, revive os sofrimentos e chora. Quando não está no passado, projeta-se no futuro em ansiedades mórbidas. É comum ouvi-lo se queixar e se lamentar do futuro, “sei que não vou conseguir”, “não vai sar certo”, etc. Pela dificuldade de viver o hoje, vive defasado e desperdiça oportunidades, cria sérios problemas de relacionamentos e passa pela vida sem viver plenamente.

Lamúria – O canceriano resmunga e se queixa tanto que se esquece que quase tudo que nos acontece tem causas profundas em nós mesmos. Mas eles ignoram esse fato e repetem a enumeração das mágoas, projetando culpas e transferindo responsabilidades. Choram muito, e utilizam isso para atrair compaixão.

Medos – Trazendo características milenares do medo e insegurança dos humanos durante o período noturno, o canceriano reflete o medo em diversas variações: aversões, repulsas e complexos que perseguem tenazmente a humanidade e, principalmente, o grupo canceriano. Esses medos, estendendo-se para temores do futuro, criam as variadas formas de ansiedade, recuam no passado, em nostalgias e saudosismos incuráveis e anulam o presente em ausências psíquicas e dificuldades de controlar as emoções.

Medo de Faltar – Ainda resgatando características de épocas passadas e bem mais difíceis, o canceriano, mesmo que a sociedade de hoje seja descartável (onde o ontem já é obsoleto), continua juntando tudo e fica pouco à vontade para explicar sua mania de colecionar o inútil.

Má Relação com Dinheiro – O canceriano segue o modelo “poupança compulsiva” a duras penas. Priva-se dos mínimos confortos e prazeres pelo medo da incerteza do dia de amanhã. Os medos criam um poupador amargurado que nunca sabe gastar ou usufruir o que conseguiu acumular, porque perdeu o hábito de ser feliz.

Inconstância – Os cancerianos são mais lunares do que qualquer outro signo, e assim como a lua muda de fase, também mudam os cancerianos. Seu humor muda visivelmente, passando da euforia à tristeza, ficam irritadiços e mal-humorados e, nos piores casos, pessimistas e deprimidos. Temem que o mundo caia em suas cabeças e imaginam tragédias realmente dantescas. O canceriano se torna uma pessoa complicada de lidar e é quase impossível lhe confiar uma tarefa ou responsabilidade, pois se isto acontecer em uma dia que ele está de maré baixa, os resultados fatalmente ficarão comprometidos e muito aquém de suas possibilidades.

Dependência de Hábitos – O canceriano é o que mais se deixa prender por hábitos, repetindo comportamentos que se automatizam dentro dele, sem se dar conta das desvantagens dos mesmos. É vantajoso insistir no mesmo tipo de comportamento, mesmo que seja repetindo erros? A memória, em sua porção negativa, faz o canceriano fixar as mesmas atitudes não pensadas e perder um tempo enorme de suas vidas sem perceber, repetindo os mesmos hábitos e sem ousar qualquer renovação.

Superproteção – A mulher de câncer cria o filho para a satisfação pessoal, despeja afeto mas retira dele as noções de responsabilidade e independência. Assim, o “hipofilho” vai resultar em um adulto fraco, medroso e despreparado diante das provas da vida.

PEIXES E SEUS DEFEITOS

Vícios, Venenos e Escapismos – O signo de Peixes, quando negativo, está vinculado aos problemas de vícios e às diversas formas de prisão interior. Todo viciado ou dependente é, no fundo, um fugitivo que tenta escapar de si próprio. Ester ser prisioneiro nunca está satisfeito consigo mesmo, sempre acha que poderia ser melhor do que é e, por isso, fantasia formas de escapismo através das quais ele possa, pelo menos por alguns instantes, fugir de sua vidinha medíocre e viver num paraíso artificial. Possuem sintomas como incapacidade para viver com alegria (constante mau humor), falta de amor, carência de companhia permanente, dificuldade para se comunicar e aceitar a realidade. Os Peixes negativos sonham ser indivíduos imensamente grandes, quase perfeitos, superdotados, com todas as grandes qualidades humanas. Imaginam-se quase deuses, ou tão poderosos quanto. Exemplo disso são os viciados em heroína, que se sentem como super-heróis – capazes das mais arriscadas performances. Como um ser pequeno, comum, igual entre tantos outros, poderia tornar-se um gigante? Como conviver com todas essas fraquezas? O Peixes negativo não sabe resolver este impasse e, sem saída, encurralado na sua dor, apela para os vícios do álcool, das drogas e de outros venenos similares para aliviar seus sofrimentos. Ainda existe outro grupo de Peixes negativos que canalizam suas fraquezas para vícios menores, ou pelo menos, mais aceitáveis pela sociedade, tais como gula, cigarro, jogos de azar, apostas, além das manias de remédios e hipocondrias variadas.

Egoísmo e Solidão - Os tipos negativos de Peixes sofrem com qualquer tipo de isolamento, e a solidão é vivida como um castigo. Eles se lamentam e reclamam continuamente pelo fato de estarem sós, mas, em geral, não param para questionar as causas e descobrir o porquê de seu infortúnio. Tudo poderia ser diferente se ele observasse três fatores importantes:

- Dificuldades na comunicação: Não gostam de expressar seus sentimentos e não sabem fazê-lo. É comum uma mudez hostil, que inibe o interlocutor ou instiga uma reação pouco amigável.

- Espírito crítico: Não perdem oportunidade de criticar e apontar falhas nos outros. Não sabem elogiar e sempre deixam a impressão de que tudo está errado, malfeito e inadequado.

- Falta de humor: Não sabem ser boas companhias. Agem nos extremos ou fazem o tipo “ermitão”, aquele que vive ausente de todos os eventos, que sempre diz não, que nunca pode nada. Em casos piores, se exibe em atitudes disfarçadamente agressivas e em frases de mau gosto.

A solidão de Peixes é advinda de um comportamento nitidamente egoísta. Embora pareça contraditório, na polaridade negativa, o pisciano vive centrado em si mesmo e acaba sofrendo com isso. Sofre porque é só, sofre porque desagrada a todos, porque é terrivelmente intolerante e, principalmente, porque seu egoísmo o faz pensar apenas nos seus interesses e em suas conveniências.

Mentiras e Falsidade – O signo de Peixes, na via negativa, é o símbolo da mentira, de tudo que é falso ou que provém de uma imaginação sem controle e, por vezes, doentia. A mentira é uma forma de vício; ela tende a tornar-se habitual e, em alguns casos, comum e corriqueira. O Peixes negativo tem a predisposição para a fraude, um jeito aparentemente fácil de escapar de enrascadas. É um comportamento recorrente que pode se transformar em formas fraudulentas subsidiárias, tais como plágio, estelionato, calúnia, falso testemunho, fingimentos, injúria, infâmia e tantas outras condutas que têm, igualmente, graves conseqüências sociais. Os Peixes negativos sabotam a si mesmos, mostrando ao mundo uma personalidade menor, que “viaja” clandestina dentro da verdadeira, mas que ousa falar e se exibir, mentindo sem nenhum pudor. Com isso, padecem de auto-agressão e de menos-valia que, com o tempo, vai avolumando-se.

Salvadores e Vítimas – O Peixes negativo representa muito bem os dois papéis. Dependendo da situação, pode ser o mais heróico dos salvadores ou a mais desalentada das vítimas. Os salvadores muitas vezes não se dão conta de que a vítima nem sempre é tão vítima e que ele, em alguns casos, não deveria se oferecer como salvador. Ele deveria analisar cada situação com racionalidade antes de se envolver na história. Após um tempo de reflexão, alguns desses salvadores percebem o quanto foram usados, enganados, e ludibriados. Nesse momento, mudam de papel, tornam-se vítimas de sua própria e distorcida percepção. Passam a amargar um sentimento de insegurança generalizado, desconfiam da própria sombra e condenam-se a um isolamento, onde reclamam copiosamente e insistem no fracasso de sua missão nessa vida.

Sacrifícios e Chantagens – As pessoas confundem sacrifício com seu original (sacro + ofício), e passam a reclamar de tudo que tenham que fazer por obrigação ou de forma sistemática. O Peixes negativo absorve esse comportamento e desperdiça sua vida repetindo a mesma ladainha. “Ó vida, ó céus!”; “Como sou infeliz! Como sou explorado!”; “Como são ingratos!”. A chantagem é um subproduto da trapaça, das enganações, da arte de blefar e de tudo que se esconde por trás de falsas aparências. O Peixes negativo sabe manobrar bem com essas atitudes menores, pois tem o dom do disfarce. As formas de chantagem piscianas são infinitas. Nenhum outro signo possui recursos tão variados para chantagear o próximo e, ao mesmo tempo, ser incrivelmente convincente nesta “arte”. As variadas formas de chantagens do Peixes acontecem quando menos se espera. Elas não vêm necessariamente de fora de casa – podem surgir dentro do próprio grupo familiar. Elas podem aparecer como uma cobrança emocional, em que o chantagista reivindica afeto além do que lhe é devido, ou ir até situações gravíssimas, em que a vida do chantageado corre perigo real. Em todas as múltiplas situações, fica sempre a marca ardilosa e fria do Peixes negativo.

Fantasias e Desilusões – Uma das causas essenciais de suas fantasias despropositadas tem origem na baixa auto-estima. Ele tem uma grande dificuldade de encaixar o Eu Interno com o Eu Externo. Pos isso, sua figura nos parece uma fotografia superposta e mal focada. Como não resolve o dilema das duas personalidades, ou dos dois egos, sua fantasia entra em ação, como um piloto automático, e tenta compor uma nova imagem a partir dessa dualidade. E se nem sua própria imagem está bem resolvida, imagine-se o mundo à sua volta; fica difícil integrar-se num ambiente tão confuso como espelha sua cabeça. A solução que ele supõe ser mais viável é escapar pelos sonhos, fantasias, ilusões, utopias e todos os delírios da mente em descontrole. A realidade, no entanto, briga com a fantasia; a desilusão é sempre proporcional à ilusão. O sonhador, ao perceber que tudo era uma grande quimera, cai numa profunda depressão. A realidade e o imaginário não se coadunam. Quem sonha muito alto, em cores muito vibrantes, fatalmente está se autocondenando a uma solene decepção; quem se deixa iludir por fantasias desvairadas vai amargar uma incurável desilusão; e quem se encanta por paraísos inexistentes vai sofrer um triste desencanto...

Mediunidade Enganosa e Ilusão Espiritual – Como a vida psíquica e espiritual do Peixes estão nos signos de ar, seu psiquismo, na via negativa, embarca facilmente nos delírios e fantasias destes signos que, por não terem limites físicos, disparam em todas as direções, sem conseguir manter um razoável controle. É uma criatura que ascende vela para todos os santos e faz as promessas mais bizarras que se possa imaginar. Sua fé direciona-se para múltiplas expressões de religiosidade, superstições e “esoterices”. Quer estar em todos os altares, embaralha todos os ritos, num verdadeiro folclore panteísta. Como sua fé é pouco consistente, ele apela para a quantidade de ídolos como compensação pela debilidade do sentimento e da crença. A mediunidade do Peixes negativo, mal orientada, é uma derivação da vaidade. Pessoas menores, que se julgam maiores, muitas vezes utilizam-se desses recurso para impressionar os crédulos. Exibem um falso poder com o intuito de se atribuírem uma importância que não têm. Afirmam-se como canais das grandes entidades, porta-vozes dos espíritos iluminados, ponte entre o céu e a terra, enviados divinos, enfim, seres predestinados a orientar os desorientados.

Amor Platônico, Oculto, Proibido e Decepções – O Peixes possui uma atração inequívoca pelo proibido. Qualquer tipo de proibição exerce uma intensa forma de fascínio, e o ser humano é magnetizado por tudo que tem a placa: É PROIBIDO. E isso incluem-se desde anseios concretos do mundo material até os intrincados desejos do campo afetivo. O Peixes negativo aprofunda-se nessas águas perigosas e nelas se mantém por longos períodos. E por que razão o Peixes busca amores de tão difícil solução? A resposta está nos vários níveis de sua personalidade fragmentada. Eis aqui alguns itens:

- Preservar sua liberdade: Amar a quem não pode, quem está longe é uma forma de não ter que assumir a convivência e as responsabilidades de um vínculo mais sério, portanto poder usufruir suas horas livres como bem lhe apetece.
- Masoquismo? Karma? Prazer de Sofrer?: Muitas podem ser as origens dos amores proibidos, inclusive o prazer da dor das eternas despedidas, aquele amor cheio de interrupções, de partidas e de ausências.
- Saudade e Nostalgia: O Peixes negativo sente uma satisfação melancólica em curtir as ausências do amado, para não banalizar sua presença. Sonha com o próximo encontro, dando asas à sua ansiedade no antes e prolongando o prazer com a saudade no depois.
- Romancear as histórias: Uma dos prazeres do Peixes é mascarar a realidade, pois ele a considera pobre e medíocre. Nesses momentos, cria fantasias, dando aos dados concretos valores subjetivos, muitas vezes completamente irreais.

Todas essas características se somam e se completam, gerando formas de amores incompletos, insatisfatórios, irrealizados ou platônicos. Em resumo, são escolhas insensatas e proibitivas, que impedem o Peixes de viver o amor na sua plenitude.

SAGITARIO E SEUS DEFEITOS

Exageros – O signo de Sagitário rege o princípio da expansão. Mas no lado negativo, o desejo de crescer indiscriminadamente leva ao exagero. É comum assistir a um desses sagitarianos discursando sobre qualquer assunto de seu próprio interesse com um ar doutoral de quem sabe tudo a respeito da matéria e não tem nenhuma dúvida lhe perturbando a mente. Faz afirmações como o próprio “dono de todas as verdades”, exibe-se com um vocabulário floreado, num tom de voz de altos registros, com o propósito de impressionar os ouvintes.

Turistas "narradores" – Sagitarianos adoram contar histórias sobre suas viagens, sempre com ênfase nas vantagens das mesmas. Nunca se referem aos contratempos, atrasos, perdas, despesas; só falam das “maravilhas” vividas nas suas andanças e transformam qualquer “excursãozinha” numa aventura cinematográfica. A verdade e a exatidão nem sempre estão presentes nos relatos, porque o exagero sagitariano gosta mais de contar casos “interessantes ou engraçados”do que se deixar limitar pela verdade, que, muitas vezes, é apenas insossa e vulgar.

Viajantes Compulsivos – Mais um outro problema dos maus sagitarianos é o fato de eles destinarem boa parte de sua vida a viver o ideal das grandes e inúmeras viagens. Passa todo o seu tempo útil deslocando-se de um lugar para outro, com uma sede jamais saciada e uma insatisfação contínua; pois, por mais que rodem o mundo, permanecem com a sensação de que não foi o bastante. Eles “vendem” uma imagem de felicidade fictícia porque, na verdade, são ansiosos, inquietos e eternamente descontentes com as condições de sua vida pessoal. Não se dão conta de que, fazendo a opções de correr o mundo em busca de alegrias, excitações e felicidades, distanciam-se de suas possibilidades num trabalho produtivo e cortam possíveis laços afetivos.

“Centauro aposentado” - Quando o sagitariano é um viajante compulsivo, ele se afasta tanto de sua terra, que acaba por perder suas raízes. Após dedicar-se anos a fio a uma vida de nômade, ele passa a se sentir estrangeiro em sua própria terra natal e um alienígena na terra dos outros. Em geral, não se realiza profissionalmente e vai chorar na velhice, como um “estranho no ninho”, a falta de laços afetivos e familiares. Após uma vida em todos os lugares, o centauro aposentado sente duramente a solidão pela falta de vínculos emocionais, pois não é valorizado nem estimado por seus entes queridos, parentes e amigos, que se acostumaram sem ele.

Vaidade – A vaidade humana atinge seu ápice negativo em Sagitário, por ser o signo de todos os excessos. O sagitariano deixa-se enfeitiçar por este ícone da modernidade e embarca acelerado na expansão do Ego, autoproclamando-se excelente, sem esperar que a crítica e o julgamento da maioria dêem seu aval. O sagitariano leva a vaidade para o plano do saber: considera-se uma autoridade em vários assuntos, pensa que sabe muito mais do que os outros e desanda a dar conselhos e a assumir postura professoral, passando a responder sobre tudo que lhe perguntam com uma segurança e uma irresponsabilidade de estarrecer os mais moderados. Tornam-se tão cegos pela presunção, que se expõe a falar na presença de pessoas que, muitas vezes, têm muito mais preparo do que ele no assunto abordado e que, por modéstia ou por piedade, se calam.

O Vaidoso Conquistador – Quando a vaidade escorrega para o plano afetivo, surge o sagitariano na sua faceta negativa de grande conquistador – um ser que namora muito mas não ama ninguém, capaz de se engajar em vários relacionamentos sucessivos ou simultâneos, imune a laços afetivos sérios e indiferente aos compromissos familiares. Tem audácia, impetuosidade e sedução em sua conquista. Promete mundos e fundos, atordoando suas “vítimas” com sua lábia decisiva. Não consegue devotar amor verdadeiro a ninguém, valoriza a quantidade em detrimento da qualidade, precisa colecionar novas conquistar para exibi-las como troféus e para atender à sua motivação interna que exige um grau de excitação cada vez maior. Seu comportamento antiético, exibicionista e fanfarrão leva-o a ter mais satisfação em divulgar as historinhas de suas conquistas do que propriamente se deleitar com o que elas poderiam proporcionar. Isso é mais comum entre os homens e, felizmente, cada vez mais repudiado na sociedade atual.

Moralismo – Uma faceta bem marcada no mau sagitariano é o moralismo exacerbado que, em alguns casos, chega às fronteiras do ridículo. Esse indivíduo se arroga o direito de julgar e condenar os erros de toda a humanidade. Afirma, com uma certeza assombrosa, o que deveria ser feito, ser dito e ser pensado pelos outros, sempre pelos outros; aliás, a sua frase predileta é: “Você deveria”... isto ou aquilo... Ele sabe sempre o que os outros deveriam ser ou fazer, mesmo não conhecendo as causas que motivaram as ações dos demais. Desprovido de empatia, não se detém ao julgar, não pára para pensar e por isso não procura investigar o que provocou as ações dos outros, apenas declara as sentenças, com base simplesmente nas aparências, ou no aspecto exterior das situações. Também é marca de sua personalidade uma postura paradoxal – ele cria uma lei para o mundo exterior, bem rígida e austera, e outra para si mesmo, bastante amena e incrivelmente elástica. No papel de juiz, é implacável e rigoroso. O que é errado para os seus circunstantes deve ser punido ou, pelo menos, criticado. Quando flagrado em erro, ele tem explicações para tudo, defende-se com veemência e lança mão de qualquer trunfo que argumente a seu favor.

A Face Negativa do Humor Sagitariano – Na polaridade negativa, o princípio da expansão gera várias formas de desequilíbrio, como no caso do humor que, quando mal vivenciado, transforma-se numa euforia desproporcional. Quando o humor sagitariano transgride a linha divisória do bom senso, ele se perde nos excessos da euforia e torna-se uma grande inconveniência. Uma pessoa desagradavelmente eufórica desconhece qualquer limite. Nos casos mais graves, o humor transfigura-se em deboche. O Sagitário negativo pode fazer uso desta atitude menor para sustentar sua vaidade e seu descomedimento. Zombar de alguém é fazer do humor uma arma covarde, é ser maldoso por meio de risadarias, fazendo sarcasmos do sofrimento alheio e galhofas com as situações penosas que a vida impõe. Nos piores casos, o humor serve de máscara para dissimular um caráter absurdamente insensível. Os humoristas, desprovidos de sensibilidade, são alheios aos sentimentos do resto do mundo, riem da desgraça e dos dramas dos outros e mostram-se capazes de ferir indiscriminadamente, sempre exibindo um “sorriso de lagarto”. Fazem humor em local e hora erradas, com a pessoa mais imprópria ainda. Suas gracinhas, sempre importunas, têm um objetivo crítico e irônico, camuflado em meio a piadas de mau gosto. Esses distúrbios de humor, característicos dos sagitarianos negativos, revelam graves problemas de caráter.

O Avesso da Generosidade Sagitariana – O sagitariano é bastante generoso ao das conselhos e opiniões. Se existe algo que não lhe falta é opinião, mas nem sempre tem a mesma atitude quando se trata de doações materiais. Ele pensa, repensa, “tripensa”, antes de abrir a mão e dar alguma coisa para alguém ou levar um presente, mesmo que seja de pouco valor. O que ele mais gosta ;e de aparentar uma grande fartura, mas o que se pode verificar de fato é uma conduta mesquinha e parca de doações. Alguns mais vaidosos e preocupados com sua fama, pagam contas em que apareça o seu gesto, mas não pagam as contas silenciosas e obrigatórias. Gostam de dar pequenas “facadas” nos amigos, prometendo pagar com juros e correções, mas habitualmente se esquecem e permanecem em uma amnésia irresponsável, porém, bem confortável para eles. O caso é que Sagitário gosta de se mostrar como o mais generoso do Zodíaco, mas, na polaridade negativa o inverso é a lamentável realidade.

LIBRA E SEUS DEFEITOS

Hesitação – No libriano, as dúvidas atingem níveis prejudiciais que chegam a causar a descontinuidade da ação, bloqueando a mente e impedindo-a de tomar a menor decisão. Sente-se mal, quando se trata de fazer qualquer escolha, e perde um bom tempo nessas ocasiões cruciais. Deixa-se influenciar com facilidade e, na sua vacilação habitual, costuma pedir socorro aos outros, como quem necessita do aval de alguém para permitir-se chegar a uma simples decisão.

“Em Cima do Muro” – É uma posição que o libriano pensa ser política ou diplomática, mas que, na verdade, é apenas ilusão da sua ingenuidade. Ele presume ser possível viver “em cima do muro” e ser aceito por gregos e troianos, sem ouvir críticas ou discordâncias. Mais uma faceta de sua incurável hesitação. Querendo agradar a todos, amigos e inimigos, prós e contras, termina por desagradar o conjunto. Tanto os partidários quanto os opositores acabam perdendo a paciência com essa atitude ambígua e indefinida, o que lhe acarreta perda de confiança e descrédito.

Bajuladores – No empenho de conquistar a todos do seu grupo, o libriano se perde em excessos de demonstrações afetivas desproporcionais e pouco sinceras. Ninguém pode vir a acreditar nos seus propósitos múltiplos de amor indiscriminado, e passam a encará-lo como uma pessoa sem personalidade definida e afeita à bajulação. Abusa de frases feitas e comportamentos estereotipados pelas normas sociais vigentes. Ele está mais preocupado em parecer do que ser. Seu objetivo está muito mais no agradar o ao mundo social do que na estrutura verdadeira do relacionamento pessoal

Imagem Social Desfocada – Através de lisonjas viscosas, os librianos vão incensando as personalidades, supostamente importantes, apenas para saltar degraus. Chegam rápido ao topo, como um alpinista social, mas não se mantêm por falta de bases sólidas e pelo despreparo para as vertigens das alturas. Na mesma velocidade com que atingem o cume, despencam para o vácuo de suas incompetências. A mania de grandeza libriana faz surgir os “socialites”, aqueles que querem viver num mundo em que todo superficialismo e banalidades são permitidos.

Casamento de Fachada – Um dos piores problemas da mulher de Libra é sua tendência interesseira, que a leva a se engajar em parcerias de conveniência. A expectativa de melhores condições financeiras, de uma pretensa respeitabilidade somada à enorme vaidade de estar casado é a fórmula ilusória das pessoas que sofrem da “falsa-esperteza”. Neste relacionamento, os parceiros estão atados a um compromisso social com os outros ou com o público, e, no entanto, a vida pessoal é sufocada ou deixa de existir.

Farsa do Casamento Feliz – Ainda há o tipo de libriano que permanece dentro de uniões que nunca existiram como eles querem fazer crer. Por não saberem viver sós, vivem a farsa da felicidade cor-de-rosa num casamento em que permeiam a solidão a dois e uma incurável monotonia. Com um script teatral, procuram se autoconvencer ou se autocompensar com o respeito social que uma união duradoura pode despertar, mesmo que as duas partes partilhem apenas de um profundo tédio e de uma exaustiva convivência. Esses casais incompletos “vingam-se” desse pesado fardo, nas grandes ocasiões sociais, quando aparecer casados ou acompanhados é sinônimo de uma vitória sobre aqueles que fizeram a opção pela vida de solteiro. Desistem de uma vida autêntica, livre e produtiva em benefício de uma farsa grotesca.

ESCORPIAO E SEUS DEFEITOS

Ciúme – Nisso o Escorpião extrapola: além do ciúme físico, destila um ciúme mental, querendo dominar o que o outro pensa, sente, sonha, projeta, enfim, quer se apropriar de tudo que existe na mente e no coração do outro. O ciúme do Escorpião é vivido em três tempos simultâneos: passado, presente e futuro. É tão visceral e doentio que desafia o próprio tempo. Existe ainda o ciúme subjetivo: aquele que, sem motivo algum, imagina seres irreais, situações de concorrência, desvios de rota, suposições infundadas, criando impasses e problemas inúteis. É assim que o Escorpião faz sofrer a quem “pensa” que ama e, na angústia de possuir por inteiro o ser amado, torna-o vítima de sua “paranóia”, transformando a convivência numa coleção de maus momentos preenchidos com uma overdose de interpretações, discussões e desconfianças.

Agressividade – O Escorpião copia o comportamento do animal símbolo, sempre pronto para atacar quem o tocar, com sua cauda retesada, o ferrão venenoso e a rapidez de uma picada mortífera. Ele nem sempre reage no momento; isso é perigoso. Pode até deixar passar muito tempo para demonstrar sua reação e ele jamais esquece uma afronta. Tem memória invejável e paciência inesgotável; por isso, leva o tempo que achar necessário tramando uma vingança, e esta terá que ser completa.

Vingança – O Escorpião se vinga sempre. O senso de justiça da criatura não é intelectual como o de Libra. É todo baseado em impressões emocionais – mais para a antiga lei “olho por olho, dente por dente”. O importante é que nada fique sem a devida resposta, o que, para ele, pode variar de um simples olhar profundo até uma atitude de conseqüências graves. Um Escorpião jamais esquece uma ofensa, nem perdoa quem a fez. O canal de resposta pode variar, mas o troco vai acontecer. Ele fica preso à sua memória retentiva. Lembra, relembra e se enraivece inúmeras vezes. Sua “libertação” só se dá quando concretiza a vingança. O Escorpião age obcecado por sua lógica parcial, livra-se das ofensas e finaliza o enredo vingando-se sempre. Ele se acha “em missão” de ensinar aos outros o que ele considera certo e errado. “Aqui se faz, aqui se paga”; “Quem me fez sofrer vai sofrer também”. Na sua infinita prepotência, toma o lugar de Deus e resolve fazer, ou mandar fazer, justiça a seu critério. Reprimir raivas, submeter-se aos outros, engolir sapos, cobras e lagartos é considerado prejudicial à saúde pelo Escorpião.

Mau Uso do Poder – Um outro grande pecado do Escorpião é a utilização negativa de situações nas quais ele detenha algum poder. Nessas oportunidades, ele vai exercer toda sua força de manipulação, influenciando a conduta dos outros para proveito próprio. Tem o dom de “fazer a cabeça”, modificando opiniões e envenenando o espírito dos mais ingênuos.

O Abuso da Fé – Escorpiões mal intencionados são personagens que ocupam cargos ou posições que exploram a fé e a confiança dos mais fracos, utilizando procedimentos indignos para influenciar seguidores ou “clientes”. Abusam da fé dos ingênuos, condicionam suas mentes a fazer o que lhe é mandado, manipulando, em proveito próprio, suas infortunadas vítimas que sucumbem diante de uma magnetismo nocivo, mas poderoso. Um bom exemplo disso, são os falsos gurus, que fazem uso de sua liderança abusiva e hipnotizam seus “cordeiros” com toda sua capacidade teatral.

Sexo – Uma arma de dois gumes – O Escorpião negativo, ao perceber seu forte magnetismo sexual, transforma seu parceiro num mero fantoche que recebe sexo, mas não recebe amor. Os relacionamentos tornam-se apenas encontros físicos, desvinculados de qualquer emoção ou sentimento superior. Os subjugados pelo perverso domínio sexual do Escorpião vivem numa constante escravidão, mendigando afeto e na esperança obsessiva de, um dia, obter a uma realização mais plena. Mas a arma do sexo pode ter dois gumes; portanto, o temido ferrão do escorpião pode voltar-se contra ele mesmo, na medida em que ele fica viciado ou condenado ao sexo pobre, sem nunca conseguir se libertar para viver uma autêntica paixão.

LEAO E SEUS DEFEITOS

Vaidade – O leonino cultiva a idolatria do ego e tende a criar uma visão parcial e privilegiada de si mesmo. Coloca-se no centro do mundo como um herói, um rei, um ser extraordinário, mas carece de autocrítica. Projeta um brilho falso e grandezas irreais. Faz de tudo para esconder suas precariedades. Superestima qualquer feito comum, vangloriando-se por atitudes vãs e infantis. Age como a criança que quer sempre chamar a atenção dos pais e necessita de aprovação constante.

Complexo de Pavão – O leonino lança mão de qualquer recurso para aparecer e brilhar, nem que para isso sua aparição seja imprópria e seu brilho falso. Veste-se de forma descabida, “ornamenta-se” como quem vai entrar em cena, exibindo “performances” teatrais de um profundo mau gosto e nenhuma arte. O “pavão” vive o amor próprio do avesso, embriagado por uma fantasia exibicionista e um atroz complexo de superioridade, sem perceber que fabrica uma progressiva insatisfação. Se esforça para parecer mais do que é e não se satisfaz. Ostenta uma arrogância cômica para os observadores mais sagazes. Quer sempre aparentar que está melhor ou é melhor do que os demais.

Complexo de “César” – A mistura de complexos se origina de sua vaidade e de seu orgulho doentio. O complexo de “César” se traduz em – “preferir ser o primeiro da aldeia do que o segundo em Roma”. Imaginar-se com uma personalidade tão extraordinária que deve sempre estar em primeiro plano, chamando a atenção de todos ou recebendo deferências especiais é sinal de pouco desenvolvimento espiritual.

Aventuras Amorosas – O leonino está sempre engendrando um romance, nem que seja falso ou apenas um caso superficial. Sua vaidade exige que ele apareça sempre bem acompanhado ou contando histórias de um incrível amor secreto. Aventuras românticas de curta duração, casos passionais, paixões tórridas e namoros cinematográficos com cenas convincentes são uma constante na vida do leonino. Ele mistura “amor-sem-sentimento”, lazer, distração, gosto de aventura, jogo e toda sorte de envolvimentos sem conseqüência para ocuparem o seu tempo livre.

Cólera – O Leão, no auge de sua raiva, deixa-se vencer por explosões de temperamento inimagináveis. Quando provocado ou enraivecido, perde todo o controle e a noção de qualquer limite, e então explode furiosa e abusivamente. Sua raiva é muito intensa, passionalíssima e até escandalosa, mas começa e acaba repentinamente. Muitas vezes, após as cenas dantescas, arrepende-se amargamente; mas na hora da briga, ele se esquece de tudo e transforma-se num ser atemorizante. Ele parte para uma altercação como quem vai para uma guerra – cego, surdo e muito ruidoso. Como, além de tudo, é teatral e vaidoso, orgulha-se até de sua agressividade, gosta de cenas em que pode demonstrar sua força, domínio e prepotência.

Prepotência e Autoritarismo – O leonino tem sérios problemas para lidar com hierarquias. Quando está em posição de comando, torna-se autoritário, mandão e prepotente. Quando está em posição subordinada, é revoltado, insubmisso e, por vezes, sabotador. No primeiro caso, é um comando de abusa de poder, exercendo uma autoridade abusiva e, muitas vezes, tirânica. Sua vaidade doentia torna-o surdo a qualquer sugestão e completamente insensível aos direitos dos seus desafortunados comandados. Subestima colaborações e eventuais críticas, que seriam valiosas para qualquer outro indivíduo menos arrogante e pretensioso. Como não sabe perder, detesta competições e por isso subjuga e oprime seus colaboradores. Em alguns casos, seu medo de perder o “trono” é tão grande, que chega a se apropriar das idéias dos outros para não perder o “status de chefe”, que alimenta a sua egolatria. Quando estão subordinados, a vaidade dos leoninos entra em luta surda contra seus opressores, negando-se a obedecer e a aceitar hierarquias. Ficam tão enraivecidos internamente, sem poder exteriorizar a raiva contida, que se sentem oprimidos pelas ordens e deprimidos com a situação. O resultado do conflito entre a auto-estima ferida e a obediência imposta torna-os profundamente infelizes, complexados e, portanto, péssimos colaboradores.

Falando sobre os signos,humor e Mitos de cada um

Sobre cada signo

ARIES

As pessoas que escolhem o tempo de Áries para nascer, sabem, desde o momento da concepção, que a vida recomeça a cada novo dia. Para eles, tudo na vida tem jeito de estréia. Tudo depende de se ter ou não coragem para entrar no palco e fazer um grande show, sem que ninguém perceba aquele terrível frio na barriga. Se não for assim, se não rolar uma certa adrenalina, eles se aborrecem e vão cantar em outro lugar...
Regido por Marte, deus da guerra, o signo de Áries está essencialmente ligado á idéia do impulso inicial. Ao nascimento, aos primeiros passos, à primeira semente que brota.
Em função disso, espera-se que todos os arianos sejam imaturos, corajosos, impulsivos, às vezes até agressivos, verdadeiros guerreiros, sempre prontos a conquistar pela força os objetos do seu desejo. Em alguns momentos isso pode até ser verdade...
O que realmente é comum a todos os arianos é a consciência dos próprios desejos e a sensação de que eles precisam ser atendidos imediatamente. Por causa disso, algumas vezes eles não vêem os desejos dos outros.
Arianos são auto-motivados. Só eles mesmos podem se colocar
em movimento. Assim , o ariano lucra muito quando passa por um processo de auto conhecimento.
Por terem vindo ao mundo na primeira fase do ano agrícola, numa época em que os homens tomavam para si a tarefa de pôr a natureza em movimento, os arianos consideram naturais as situações em que o homem é desafiado a transformar as coisas e a criar uma nova ordem.
Nada mais ariano do que a letra de Geraldo Vandré que se transformou num hino da juventude guerreira do final dos anos sessenta: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer...

TOURO
Quem nasce no tempo de touro, tem olhos sensíveis à beleza do mundo manifestado e um coração perturbado pela consciência de que ele é passageiro. É sempre a nossa parte taurina que nos faz pensar sobre a permanência e a impermanência das coisas. Não é por acaso que o ser humano que melhor falou sobre isso nasceu nesse tempo. Diz a tradição, que Gautama, o Buda, nasceu, morreu e se iluminou numa Lua Cheia de Touro.
A Lua Cheia de Touro é o acontecimento astrológico mais importante do ano. Dizem que quando ela acontece, o portal que liga o mundo manifestado ao não manifestado fica aberto. É a recordação dessa visão que está sempre interferindo na maneira como os taurinos se relacionam com o mundo e com as outras pessoas.
Regidos por Vênus, a deusa do amor, da beleza e da imaginação, eles procuram por ela em todas as coisas e em todos os relacionamentos. Quando não criam beleza, precisam estar cercados por ela. Em troca, a deusa faz com que eles nasçam bonitos ou, pelo menos, muito charmosos.
Para os taurinos, a palavra chave é auto-estima. Logo eles, que se preocupam tanto com o valor das coisas, às vezes não conseguem perceber o valor do próprio talento. Quando isso acontece, o mundo perde um artista e ganha um ser humano angustiado, que passa a vida acumulando coisas para compensar a sensação de que está faltando algo.
Sob a influência da Vênus da terra, eles são guiados pelos cinco sentidos. E porque amam as sensações, são os primeiros a perceber que, todas elas, quando se estabilizam, desaparecem.
Muitas vezes os taurinos são acusados de serem pão-duros, teimosos e possessivos, mas tudo isso muda de figura se a gente compreender que eles são os únicos que já nascem sabendo que a beleza é efêmera e merece ser contemplada.

GEMEOS

O tempo de Gêmeos é o tempo dos significados. Um tempo mágico em que o homem descobre as palavras e aprende com elas que algumas coisas podem ser símbolos de outras. Nesse mundo cheio de múltiplas possibilidades, só não se perde quem sabe perguntar e quem tem a coragem de dar nome às coisas.
As pessoas que nascem quando o Sol atravessa o signo de Gêmeos, já têm perguntas e dúvidas inerentes. Para elas, o mundo é parecido com o país das maravilhas. Tudo depende de saber compreender os sinais e achar as chaves certas.
Para fazer isso, elas precisam se comunicar. Com palavras, com gestos, com cores ou com música. A forma não interessa. O que interessa é a sensação indispensável de compreender e ser compreendido.
Regidos por Mercúrio, o ágil mensageiro do Olimpo, os geminianos têm necessidade de estar física, mental ou verbalmente ativos o tempo todo. Por isso, muitos deles parecem nervosos ou inquietos.
Frequentemente os geminianos são acusados dos pecados da dispersão e da superficialidade. O que acontece é que eles realmente se interessam por muitas coisas e às vezes não tem tempo suficiente para se aprofundar em nenhuma delas.
Por terem um olhar atilado, que registra com a rapidez de um raio todas as alternativas possíveis para uma determinada situação ou para um determinado caminho, vivem se atrapalhando com as encruzilhadas.
Não é a toa que os gregos, quando iam viajar, punham pedras nas encruzilhadas para que Hermes (o nome grego de Mercúrio) abrisse os caminhos. Eles sabiam que um caminho só se abre quando a gente se decide verdadeiramente por ele.

CÂNCER

Poucas pessoas compreendem o mistério do símbolo de Câncer, o caranguejo. Um animal que sobrevive graças à casca dura e áspera, protegendo um corpo tão macio e delicado, que não resistiria ao simples contato com a água ou areia. A palavra chave para se penetrar no mundo fechado dos cancerianos é a vulnerabilidade. Regidos pela Lua, eles sabem mais do que os outros sobre a necessidade de proteção, que é comum a todos os homens.
Na época de Câncer, o tempo é marcado pelo ir e vir das marés. É por isso que as pessoas que nascem neste signo têm tanta consciência da passagem do tempo e são tão profundamente afetadas pelo que ele faz com os sentimentos.
Não que elas sejam diferentes das outras. Para todos nós, os sentimentos são como as sensações, que só são percebidas quando se alteram, e não são os mesmos o tempo todo. Já os cancerianos prestam muita atenção nisso e muitas vezes acham que, por não ser mais exatamente o mesmo, o sentimento está prestes a acabar. Isso explica o fato deles "imitarem" os caranguejos, tentando andar para trás, vendo se conseguem trazer de volta os sentimentos que já passaram. Por isso a importância enorme que dão á alimentação, uma das mais primitivas formas de demonstrar o amor.
Para os nativos deste signo a família é muito importante. Tanto para o bem como para o mal. Um dos maiores desafios deles é se livrar das expectativas da família e construir estruturas emocionais independentes.
Muitos procuram ocupações em que possam atender às necessidades dos outros. Os filhos da Lua adoram se sentir necessários. Outros preferem viver no mundo da imaginação e escolhem o caminho da criatividade. Cancerianos dão excelentes escritores..
A única coisa que pode atraí-los para fora da casca é a possibilidade de serem compreendidos e amados por muita gente

LEÃO

Com o sol em Leão, toda a energia da natureza está direcionada para a tarefa de dar frutos, mostrando que é capaz de repetir o ato mais nobre de Deus: criar um outro ser à sua imagem e semelhança. É por isso que as crianças que nascem sob este aspecto, sentem-se comprometidas com o desafio da criação.
Para os leoninos, tudo na vida é um teste. Desde a infância, os nativos de Leão encaram o difícil desafio de exteriorizar o seu mundo interior e serem reconhecidos por isso. Muitos sentem um imenso prazer com essa tarefa e decidem-se por fazer esta exteriorização de forma dramática. Podem até levar esta dramatização adiante, tornando-se grandes atores.
Muitas vezes os leoninos são acusados de individualistas, mas temos que entender que eles precisam mesmo prestar muita atenção no "eu", pois lá está guardado o preciosíssimo material para a criação.
Poucas pessoas conseguem ficar indiferentes ao espetáculo de um leonino exibindo sua radiação solar para uma grande platéia. A arte parece que nasceu para eles. Só ela pode atender à esta necessidade de estar se concentrado em si mesmo, ao mesmo tempo produzindo uma forte impressão na sociedade.
Mas existe um outro tipo de leonino. O leonino fechado, que não deixa escapar a luz do fogo intenso que o queima por dentro. Que não suporta a possibilidade de se mostrar e não ser aprovado. Às vezes eles parecem mansos e tranquilos, mas não se engane. Em algum momento, ou em alguma área da vida, eles vão achar um jeito de liberar essa imensa energia armazenada

VIRGEM

Existe uma tradição que diz que o ponto do zodíaco onde termina Leão e começa Virgem, traz o símbolo da esfinge, esta criatura mítica que faz perguntas e guarda segredos. Sua grande questão é a de saber em qual atividade cada um pode se considerar um mestre. O segredo dos virginianos é a capacidade de ver as coisas pequenas e o compromisso com a perfeição.
O signo de virgem é um dos mais mal compreendidos do zodíaco. Muitos que se julgam conhecedores da astrologia dizem que virginianos são críticos em demasia, detalhistas, pessoas que passam o dedo nos móveis para checar se tem poeira. Os mais esclarecidos sabem que o céu não reservaria um doze avos do seu espaço para esse tipo de bobagem.
Na realidade os virginianos têm uma enorme capacidade de perceber os detalhes. Por causa disso, eles percebem imediatamente, e sem nenhum esforço, que a faxineira colocou o porta-retratos três centímetros mais à direita do que estava antes. O interessante é que eles pensam assim: só conseguem compreender alguma coisa depois de uma análise minuciosa. E analisar quer dizer dividir em pequenas partes. Essa maneira de ver o mundo muitas vezes faz deles excelentes pesquisadores ou matemáticos brilhantes.
Quando crianças, costumam estripar os brinquedos para ver como funcionam. Não há nada de destruidor nisso, eles estão apenas ensaiando a fantástica habilidade para montar, desmontar e concertar as coisas. Para os virginianos, o mundo é um enorme quebra-cabeças, onde todas as peças precisam estar no lugar certo. É essencial sentirem-se confortáveis e bem encaixados nesse conjunto, de serem úteis, ou até mesmo indispensáveis.
Porque pertencem a um signo de terra, só valorizam as coisas que possam dar um resultado concreto. São considerados o São Tomé do zodíaco, acreditando apenas no que podem pegar. Até mesmo o amor precisa ser expresso
em serviços. Não adianta dizer a um virginiano que você gosta dele. Ele vai querer saber o que você é capaz de fazer por ele

LIBRA

Os librianos compartilham da visão de um dos mais importantes filósofos da história: Platão. Ele dizia que o fragmento que vemos do mundo é apenas um pálido reflexo de uma outra realidade, de formas perfeitas, que existe num outro plano: o mundo das idéias. Como vivem num mundo imperfeito, parecem sempre um pouquinho deprimidos . Na verdade estão decepcionados.
Os nativos de Libra são completamente fascinados por espelhos. Ninguém vê a si mesmo diretamente. O homem só conhece a própria imagem através de reflexos, que podem estar num lago, numa vitrine ou, no mais extraordinário de todos os espelhos: os olhos de uma outra pessoa. Essa visão, ou melhor, o tipo de informação que vem daí, acompanha os librianos em todos os momentos da vida. Por isso eles se preocupam tanto com o que os outros vão pensar e sabem o tempo todo qual é o efeito que causam. Daí a fama de vaidosos e a necessidade de serem aceitos.
A capacidade de saber ler os olhos dos outros é, em diversos momentos, um grande percalço mas quando bem usada, faz dos librianos os melhores diplomatas e os amigos ou companheiros mais gentis de todo zodíaco.
Como Libra é o domicílio de Vênus, a deusa do amor e da beleza, e o exílio de Marte, o deus da guerra, os nativos deste signo já nascem pacifistas.
Ninguém encarnou tão perfeitamente o ideal libriano como Mahatma Ghandi, que nasceu no dia 2 de outubro de 1869, e dedicou toda a sua vida a mostrar na prática que é possível ganhar uma guerra com uma proposta de paz

ESCORPIÃO

Os nativos de Escorpião recebem do céu um dom que, se não for bem compreendido e usado, pode ser fonte de muita perturbação: a capacidade de perceber a tensão e a necessidade de mudança das circunstâncias. Ao contrário de Touro, que se encanta e se apaixona pela forma, Escorpião é atraído pelo mundo misterioso que existe por trás das aparências.
Sempre associado à morte, à violência, ao ciúme e à sexualidade exagerada, Escorpião é talvez o mais mal falado de todos os signos. É possível que a má fama tenha vindo do fato de que, para os povos que criaram a astrologia, essa época do ano correspondia ao outono, o tempo em que a natureza ensina aos homens que morrer é natural. Mais do que natural, é necessário.
Por sua oposição ao signo de Touro, que simboliza a primavera, Escorpião sabe que mesmo as coisas mais perfeitas e belas não serão eternas. E pressente o que elas vão ser depois. Touro se encanta com a beleza das flores. Escorpião é apaixonado pelas sementes que mostrarão sua força depois da morte da flor.
Quem nasce com o sol em Escorpião, vê o mundo e as outras pessoas com olhos de raio -x o que, em alguns momentos, pode ser um problema. Como imaginam que todo mundo pode ver o que eles vêem, tendem a ser muito fechados e a criar uma verdadeira barreira em torno dos seus sentimentos, que são sempre muito intensos. Eles estão sempre "morrendo" de amor, "morrendo" de saudade, "morrendo" de rir, "morrendo" de raiva.
Mas quando a imensa energia desse signo misterioso encontra uma saída construtiva, é que podemos avaliar a força de um Escorpião. Uma força como aquela que impulsionou o sociólogo Betinho a, mesmo debilitado, lutar contra a fome e a miséria, unindo todo o país em torno de uma causa

SAGITÁRIO

O Sol em Sagitário causa uma necessidade de alegria e movimento aos nativos deste signo. Os sagitarianos recebem de Júpiter um grande presente: o dom da fé. Disso decorre a capacidade que ele têm de acreditar nos próprios sonhos e a coragem para enfrentar o desafio do desconhecido.
Quem nasceu nessa época do ano tem dentro de si a chama sagrada que iluminou grandes filósofos e impulsionou aventureiros. Por isso que da Espanha, país regido por Sagitário, partiram os grandes navegantes.
Protegidos por Júpiter, pai de todos os deuses, os sagitarianos, mesmo sem querer, têm uma certa "pose", um jeitão de que já nasceram sabendo de tudo. Quando recheiam essa pose com o verdadeiro conhecimento, se transformam em grandes professores, em líderes com a força de um Churchil, que conseguiu manter alta a moral da Inglaterra arrasada pelas bombas alemãs.
Os Sagitarianos tem um compromisso com a felicidade e alegria de viver. Amam os espaços abertos, os esportes, o sucesso. O problema deles é sempre um só: o exagero. Esperam muito da vida e, às vezes, se aborrecem com coisas que parecem ótimas para a maioria dos mortais. O que eles realmente têm dificuldade é em lidar com as frustrações. O dom de Júpiter é a ilusão da onipotência e os sagitarianos se assustam e se irritam quando dão de cara com os próprios limites

CAPRICÓRNIO

A palavra chave para entender Capricórnio é hierarquia. Em qualquer época ou em qualquer situação, eles sempre percebem com clareza quem é o melhor, quem é o mais forte, quem é o mais esperto. E o mais importante de tudo: quem é que manda em quem. É claro que quando são muito pequenos, se sentem em desvantagem. E passam o resto da vida tentando compensar esse sentimento...
Porque nascem durante um período em que os homens estão em guerra com a natureza, os capricornianos têm a impressão que o natural é um mundo que não acolhe, não acarinha. Ao contrário, ameaça e traz desconforto. Desafia. No tempo de muito frio ou muito calor, só sobrevive quem é forte, quem é resistente, quem tem coragem para enfrentar a natureza e transformá-la num local apropriado para a vida humana. Aliás, apropriado é pouco - para eles só serve o que é muito bom. Todo capricorniano tem um compromisso com a excelência. Isso não significa que todos estão destinados à vitória e ao sucesso, apenas que precisam disso para serem realmente felizes.
Regidos por Saturno, o deus do tempo, os capricornianos têm muita necessidade de serem respeitados e levados a sério. Como dificilmente as pessoas levam as opiniões de uma criança a sério, eles se sentem muito desconfortáveis na infância.
Para os capricornianos, o tempo sempre conta a favor. Eles são muito mais adequados para o mundo cheio de exigências e responsabilidades dos adultos do que para a vida alegre e despreocupada das crianças

AQUARIO
As pessoas que nascem nessa época do ano vão ter que integrar às suas vidas a contradição interna que marca o destino dos aquarianos. Ricos ou pobres, bonitos ou feios, inteligentes ou burros, todos guardarão dentro de si uma centelha de rebeldia, uma curiosidade universal e um fascínio pela passagem do tempo.
Aquário é regido por dois planetas que, em primeira instância, parecem antagônicos. É o espaço do céu que Saturno, o deus do tempo e dos limites, tem que dividir com Urano, o senhor do caos e da liberdade. Desse encontro de gigantes podem nascer pessoas diferentes, até mesmo opostas.
Se a força maior é de Urano, aparecem os revolucionários, os subversivos, com tendência a recriar o novo. Como Mao Tse Tung em relação à China, como Cristian Dior no que diz respeito à alta costura, como Mozart e a música, ou James Joyce com a literatura. Querendo ou não, os aquarianos desse tipo têm um encontro marcado com uma revolução. Se não estiverem ao lado dela, serão vítimas dela, como Luiz XVI, o rei que acabou na guilhotina.
Quando o peso maior é para Saturno, aparecem os aquarianos dedicados a conservar e reorganizar tudo o que o tempo traz. Colecionadores, historiados, cientistas, ou ditadores. A psique dos que nascem neste signo oscila entre a contestação e a ditadura.
Mas todos têm uma coisa em comum: a necessidade de fazer parte de um grupo,mas participar dele como uma pessoa independente.
Por causa da influência de Saturno, os nativos deste signo sabem que, sob um determinado ponto de vista, todos os homens são iguais mas, por causa de Urano, têm a consciência de que nunca haverá dois homens iguais sobre a Terra.
O destino dos aquarianos é passar de Saturno a Urano. É sair do passado rumo ao futuro, sem se deter ao presente. Para eles, o presente não existe

PEIXES
Para muitas pessoas, a maneira de ser e de agir dos piscianos parece estranha e incompreensível. Muitas vezes eles dão a impressão de estarem andando sem rumo e sem atenção ao lado prático das coisas. Mas, num contato mais profundo, percebemos que não é nada disso. O que acontece é que eles estão ligados num tipo de realidade que a maioria das pessoas não vê.
O signo de Peixes é regido por Netuno, o senhor da inspiração e da sensibilidade. Esse planeta especial governa tudo o que afasta do real, do material e presenteia seus filhos com uma imaginação fabulosa e um dom de compreender o que os outros sentem, sem precisar de palavras. Quando essa sensibilidade é bem canalizada, gera pessoas encantadoras, artistas de talento e curadores maravilhosos.
Como são permeáveis ao mundo emocional das pessoas que o cercam, os piscianos demoram para separar essas impressões dos seus verdadeiros sentimentos. Eles estão sempre sendo invadidos por sentimentos que não são deles.
Quando esta sensibilidade não encontra uma saída, acaba aparecendo como confusão e instabilidade, se expressando num vago e constante sentimento de culpa e em depressões ou medos sem razão aparente. O desejo de escapar dos limites do mundo material e experimentar outras dimensões da realidade pode levar a uma dificuldade de se adaptar ao real.
O planeta da inspiração é também o planeta das drogas e dos vícios. A capacidade de "sentir o sentimento do mundo" pode atrapalhar a definição clara da identidade e o pisciano corre o risco de se afogar na própria sensibilidade. De se apegar ao primeiro guru que prometer um porto seguro.
Mas, no meio do que parece uma confusão, existe sempre alguma coisa nova querendo brotar através do indivíduo. Pode ser uma invenção, uma nova forma de arte, uma nova perspectiva da profissão. A dificuldade é cumprir o destino pisciano de dar forma ao que não tem forma e ser um canal para as coisas novas, sem se preocupar nem um pouquinho com o prestígio que pode vir daí.
Os piscianos possuem um tipo de consciência muito pouco entendida no cotidiano. Mesmo sem saber disto, eles precisam funcionar através de um espírito coletivo de vastas e mal definidas proporções.
A tarefa na vida dos nativos deste signo é de estarem totalmente comprometidos em desenvolver este aspecto do self, não para seu próprio proveito ou reconhecimento, mas como um embaixador de conceitos humanitários. Alguma coisa de novo parece querer brotar através do indivíduo, como uma invenção, uma nova forma de arte, uma nova perspectiva na profissão. A dificuldade é encontrar essa nova coisa sem a mínima preocupação com o prestígio que pode vir daí. Alguns são fascinados pela fama e pelo glamour, realizadores de sonhos, gênios ou um visionários


Aries

Muito espontâneo, directo, e frontal, o Carneiro é impaciente e prefere ser ele a tomar a iniciativa. Com um vasto sentido de humor, é extremamente instintivo e pode-se apaixonar facilmente, oferecendo à outra pessoa uma verdadeira história de amor extraída dos contos de fada. Gosta de se sentir admirado e que lhe dêem valor.

Touro
Exala sensualidade por onde quer que passe. Sabe sentir prazer, e fazer com que a outra pessoa o sinta, usando os cinco sentidos que fazem parte de qualquer ser humano. Um pouco possessivo demais, o nativo Touro necessita de muita segurança e comodidade. Aprecia muito a natureza, e é um amante de tudo o que seja afrodisíaco.

Gêmeos
Da mesma forma que a vida passa por inúmeras transformações, também o sexo é algo que está sempre em constante mutação. Apreciam experimentar coisas novas, e têm um grande à vontade em partir para situações diferentes, como seja o caso do sexo
em grupo. Extremamente comunicativos e com sentido de humor, seduzem facilmente.

Caranguejo
Romântico, sentimental, por vezes tímido, os Caranguejos são pessoas que sonham bastante. Não têm pudor algum quando se sentem apaixonados e bem emocionalmente. Possui uma grande imaginação nos momentos de amor, fantasiando inúmeras situações. Mais do que as palavras, todo o seu corpo comunica.

Leão
Dá sempre uma aura muito especial às suas emoções, sem nunca cair no ridículo ou na vulgaridade. Precisa sentir-se especial para estar com uma determinada pessoa, embora seja uma pessoa muito nobre e generosa para com a sua cara metade. Ainda que saiba tratar da outra pessoa com carinho, pode tornar-se um verdadeiro leão nos momentos de prazer.

Virgem
Bastante cauteloso, o Virgem pode possuir demasiados escrúpulos nas alturas em que menos são necessários. Metódico, pode desenvolver mil e uma tácticas na altura da conquista. Para ele, os detalhes são extremamente importantes. Por isso, não pense que é só sexo. Com este signo vai ter muito que explorar, e deixar-se explorar!

Balança
Em busca da estética e harmonia, o Balança é alguém extremamente inseguro e indeciso. Para estes nativos, a forma de sedução e o processo da paixão são mais importantes do que o sentido prático dessa paixão. Um pouco fetichista, o balança constrói a teia para agarrar quem deseja realmente. É de um refinamento ímpar, em tudo!

Escorpião
É uma pessoa que demonstra a sua sexualidade facilmente. A intensidade com que vive as emoções é o verdadeiro problema para que não consiga atingir a felicidade. Para eles, um noite de sexo pode ser apenas um noite de sexo, e nada mais, embora possam ser demasiado rígidos para que o mesmo aconteça. Possuem um grande magnetismo!

Sagitário
Aventureiro, um amante do exótico e do prazer, o Sagitário procura aventuras intensas. Raramente se dá por satisfeito, querendo sempre experimentar mais e mais. Ama a natureza, talvez porque tal como ela também ele aprecia a liberdade. Não se consegue manter fixo com uma pessoa por muito tempo, pois necessita sempre andar em busca de coisas novas.

Capricórnio
Não apreciam muito fantasias e novas experiências, preferindo jogar pelo seguro e com aquilo que já conhecem bastante bem. Têm de sentir que o controlo da situação depende de si, e raramente falam de assuntos sexuais ou amorosos. Quando sente que tem tudo na sua ‘mão’, pode começar a adoptar comportamentos mais libertinos e aventureiros.

Aquário
Imprevisível, este signo é o mais excêntrico de todo o zodíaco. Provocador, adora experimentar coisas novas, quer seja relativamente a situações ou a pessoas. O erotismo é uma das suas áreas preferidos, e interessa-se por tudo o que tenha a ver com a matéria. As suas experiências amorosas são as mais loucas de todo o horóscopo.


Peixes
Este é um signo complicado, uma vez que pode confundir a amizade com o amor. Sonhador e romântico, os nativos de Peixes possuem inúmeras fantasias, embora o seu outro lado não os deixe passá-las à prática. Peixes apreciam muito mais o lado intelectual da relação do que o físico, mas conseguem fazer qualquer mulher sentir-se uma rainha.

MITOS DE CADA SIGNO


MITO DE ÁRIES

O TOSÃO DE OURO E OS
ARGONAUTAS


Frisso, filho do rei da Beócia, sofrendo perseguições de sua madrasta, pede ajuda à sua mãe Nefeles, deusa das nuvens. Sua mãe lhe oferece um cordeiro, que traz ouro no lugar da lã e que é capaz de livrar o jovem e os irmãos das ameaças da madrasta, voando através dos mares.
Enquanto eles sobrevoavam mares e terras, montados no cordeiro alado, Elle, sua irmã, adormeceu e soltando-se do animal caiu no mar. Frisso, não podendo fazer nada para salvar a irmã, prosseguiu sua viagem e chegou a uma terra desconhecida onde ofereceu o carneiro de ouro a Zeus.
Jasão cujo trono tinha sido usurpado pelo irmão, faz um acordo com Pelia, filho de Poseidon: ele lhe devolveria o trono e em troca, Jasão lhe traria o velo do cordeiro de ouro. Jasão aceitou o acordo e convidou onze amigos de confiança (os Argonautas) e armou a nau Argo rumo a Cólquida.
Chegando lá o jovem herói grego tenta negociar o velo de ouro, mas o rei impõe várias provas de habilidades a Jasão, que as domina, e o rei contrariado, não cumpre sua palavra. Jasão então seduz a filha do rei, Medéia que promete sua ajuda contanto que ele também lhe dê seu amor e leve-a para a Grécia junto com ele.
Medéia guia os Argonautas até onde está o cordeiro de ouro vigiado por um dragão, ela lhe dá algumas gotas de um frasco de óleo, que o adormece, e juntos, resgatam o tosão de ouro.
A nau Argo voltou à Grécia, onde o velo de ouro foi para o filho de Poseidon e o trono foi devolvido a Jasão.
Mais tarde, Jasão apaixona-se pela princesa de Corinto e diz a Medéia que não precisa mais dela. Enfurecida, a mulher mata a amada de seu marido e depois os filhos de ambos.
Este mito é adequado a Áries porque mostra as consequências da impulsividade, que muitas vezes dificulta o entendimento de si mesmo. Ele nos fala de entrega e paixão, de afirmação a qualquer preço, de buscas e conquistas.

MITO DE TOURO

TESEU E O MINOTAURO

Minos, rei de Creta, fez um pacto com o deus Poseidon: se ele lhe desse a soberania dos mares, Minos lhe daria o mais belo touro branco de seu rebanho. O deus aceitou o acordo e Creta prosperou.
Minos, infelizmente era avarento e na hora de entregar seu belo touro, enganou o deus, entregando-lhe outro menos belo.
Poseidon pediu à Vênus que lhe ajudasse em um plano de represália. A Deusa do Amor insuflou a esposa de Minos, Pasifae, de um desejo incontrolável pelo touro branco. Pasifae manda construir um touro de madeira onde ela pudesse se esconder para se unir ao touro.
Dessa paixão nasceu o Minotauro, um animal com corpo de homem e cabeça de touro e que se alimentava de carne humana. Como o Minotauro representava a vergonha de Minos, por ser o fruto do adultério da mulher, foi enclausurado num labirinto, onde era alimentado com corpos humanos de jovens vindos de Atenas.
Teseu, filho do rei de Atenas, resolve matar o Minotauro e com a ajuda de Ariadne, filha do rei de Minos, e seu novelo de linha, consegue matar o Minotauro e encontrar a saída seguindo o mesmo novelo.
O Minotauro é o mito de Touro porque retrata seus conflitos interiores um ser metade humano e metade besta com apetite desenfreado. Os prazeres, os desejos são verdadeiros estímulos (e nem sempre positivos) para os taurinos; seja pelo paladar, pelo tato ou pela posição social. O novelo de linha é seu elo de ligação, seu "fio terra", entre suas idéias e o plano do concreto.
MITO DE GÊMEOS

CASTOR E POLUX

No dia de seu casamento Leda foi banhar-se no lago e Júpiter, apaixonou-se por ela e transformou-se num belo Cisne para poder aproximar-se e seduzi-la.
Dessa união nasceram Castor e Pólux, filhos de um mesmo óvulo, embora Pólux fosse divino, por ser filho de Júpiter, e Castor fosse mortal, fruto do casamento de Leda e Tíndaro.

Numa disputa de amantes, Ida e Liceu (outros dois irmãos gêmeos) duelam com Castor e Polux, e Castor morre.

Pólux inconformado, pede a Júpiter que conceda a divindade a Castor, para que ele possa viver. Júpiter atende seu filho imortal, mas sob a condição de que enquanto um ficasse no céu o outro estaria na terra, e somente quando fossem trocar de posição teriam alguns momentos juntos.

O Mito de Castor e Pólux reflete bem a dualidade geminiana, e seus conflitos entre intuição e lógica (céu e terra).
MITO DE CÂNCER

A HIDRA DE LERNA

Em um dos Doze Trabalhos de Hércules, o herói é enviado para matar a Hidra de Lerna, uma perigosa criatura devoradora de gente, que morava numa caverna. A criatura tinha nove cabeças e em cada uma delas existia um veneno letal. Como se não bastasse tamanho perigo, cada cabeça que se cortasse, nasciam mais tres em seu lugar. Hércules, leva consigo o primo Iolau e tenta de todas as maneiras matar a Hidra, mas a cada investida de espada, cortava uma cabeça e nasciam mais tres. Quando estava prestes a virar alimento da criatura, Iolau ajuda Hércules e com uma tocha começa a queimar as cabeças cortadas, que cauterizadas pelo fogo, não conseguiam se reproduzir.
Vendo que Hércules iria ganhar a luta contra Hidra, Juno, esposa de Júpiter, envia um caranguejo que morde o pé de Hércules na tentativa de distraí-lo. Mas Hécules sem pensar, esmigalha o caranguejo sob seus pés.
Reunindo suas últimas forças, Hércules se ajoelha e levanta a Hidra até a luz do sol, matando finalmente a terrível criatura. Só resta então uma cabeça, a que é imortal e dentro dela há uma pedra preciosa. Mas para quem lidou com várias cabeças, uma só é tarefa bem mais fácil, e Hércules a enterra sob uma rocha.
Batalha vencida, Juno colocou o caranguejo entre os astros.
MITO DE LEÃO

O LEÃO DE NEMÉIA

Um leão devorava os habitantes e os rebanhos da região de Neméia, e era invulnerável ao ferro, bronze e pedra.
Hércules foi enfrentá-lo, e este foi o seu primeiro trabalho. Primeiro o herói enfrenta a fera com arco e flechas, mas não consegue dominá-la. Depois de uma luta fatigante, Hércules consegue empurrar o Leão para dentro de sua caverna onde usando de toda sua força física, asfixia o animal fazendo pressão sobre seu plexo solar.
Com a pele da fera Hércules faz sua túnica, e com sua cabeça faz um capacete.
MITO DE VIRGEM

DEMÉTER E PERSÉFONE

Hades ( Plutão), deus do inferno, apaixona-se por Perséfone, filha de Deméter, deusa da colheita. Ele a rapta e a leva para o submundo sem o conhecimento da mãe.
Deméter desesperada, sai à procura da filha, mas não a encontra e o desespero torna-a estéril, fazendo com que ela perca todo seu contato com a natureza, e toda a vegetação e colheitas secam.
O desespero de Deméter sensibiliza o deus Hécate, que vai procurar deus Hélio (Sol), para que possam encontrar Perséfone. Mas eles encontram um empecilho nesta empreitada: Perséfone já estava enamorada de Hades, por ter aceito os grãos de romã oferecidos por ele e não queria abandonar o mundo do marido.
Então Deméter e os deuses se reúnem com Júpiter que faz um acordo com Hades: Perséfone não deveria abandonar a mãe e tampouco o marido. Ela passaria o inverno (quando a terra dorme) com Hades no inferno e na primavera (quando tudo floresce) ficaria com a mãe, no Olimpo.
O mito de Deméter e Perséfone aplicado ao signo de Virgem, nos mostra a fusão do instinto com o racional, tão característicos nos virginianos.

MITO DE LIBRA

TIRÉSIAS

Protegido pela deusa Hera, o jovem Tirésias recebe a permissão de assistir a cópula de duas serpentes. Ele pergunta à Hera qual das duas serpentes sente mais prazer, e como Hera não sabia a resposta, concede a Tirésias a dádiva de passar um período de sua vida como homem e outro como mulher, para que ele mesmo descobrisse a resposta para sua pergunta.
Quando findou o período de experiência de Tirésias, Hera e Zeus o chamaram para que ele lhes contasse, afinal quem sentia mais prazer se o macho ou a fêmea.
Com receio de desagradar a um ou a outro, Tirésias ficou indeciso, mas resolveu dizer a verdade, que era a fêmea quem sentia mais prazer. Zeus, não gostou da resposta deixando Tirésias cego.
O mito de Tirésias vem ao encontro à conhecida indecisão libriana e ao aprendizado quanto a assumir as suas decisões. Tirésias conheceu tanto o lado feminino quanto o masculino, e Libra trás consigo este senso de equilíbrio por saber entender o outro.
MITO DE ESCORPIÃO

A MORTE DE ÓRION

Órion era filho de Netuno que concedeu-lhe o poder de andar sobre as águas. Órion era também exímio caçador, dotado de um porte de rara beleza e tinha a predileção da deusa Ártemis
A deusa Aurora impressionada com sua beleza apaixona-se por ele e o rapta levando-o para a ilha de Delos.
Segundo outra versão deste mito, Órion é assassinado pela deusa Ártemis, que enciumada faz com que um escorpião gigante saia da terra e pique mortalmente o calcanhar do caçador, que nesse momento foi levado ao céu junto com o animal venenoso, formando a constelação de escorpião.

MITO DE SAGITÁRIO

QUÍRON
O REI DOS CENTAUROS


Quíron era meio homem e meio cavalo, e vivia nas colinas de Trácia. Era conhecido por sua sabedoria, por entender da natureza e dos homens. Quíron era também respeitado por reis que lhe traziam presentes para que ele educasse seus filhos a fim de torná-los cultos e bons. Os deuses reconheceram a sua sabedoria lhe dando a imortalidade Mas apesar de ser reconhecido e respeitado, Quíron era triste porque diferente: uma estranha mistura entre homem e animal.
Um dia Hércules passava pelas colinas e foi pedir um conselho a Quíron. Mas este estava do outro lado da floresta com os centauros. Enquanto esperava, Hércules pediu a um centauro que ali estava que abrisse o barril de vinho para que ele pudesse beber. Os centauros na floresta sentindo o cheiro do vinho, acharam que um ladrão se apossara dele e correram
em disparada.
Assustado
, Hércules atirou flechas para o alto a fim de dissipar os centauros que vinham em sua direção. Mas uma das flechas feriu Quíron, que como imortal não podia morrer, mas sua ferida também não cicatrizava.
O mito de Quíron, que é também o símbolo do signo de Sagitário, representa o entendimento da dor e da cura. Mas ele também pode estar sempre em busca de mais conhecimento, de muitas aventuras, evitando assim, concentrar-se em sua própria dor.

MITO DE CAPRICÓRNIO

A CABRA AMALTÉIA

O Senhor do Tempo, Saturno, engolia seus filhos assim que nasciam, pois ele tinha sido alertado por um oráculo que um dos seus filhos iria destroná-lo.
Nasceu Júpiter e sua mãe Réia, leva-o para a Ilha de Creta para salvá-lo do pai, onde uma cabra chamada Amaltéia foi sua ama-de leite.
Generosa mas horrível de se ver, Amaltéia se escondia dentro de uma gruta e ficou assim isolada para não perturbar o pequeno Júpiter, amamentando-o com o leite tirado de seus chifres.
Um dia, brincando, Júpiter quebrou um dos chifres, e para compensar sua ama, prometeu-lhe que o chifre se encheria de todos os frutos por ela desejados, (a cornucópia que significa abundância divina).

MITO DE AQUÁRIO

O RAPTO DE GANIMEDES

Ganimedes era um belo jovem que cuidava do rebanho de seu pai.
Um belo dia ele foi avistado por Júpiter, que apaixonou-se por ele e transformado em águia, raptou o rapaz levando-o ao Olimpo.
No Olimpo Ganimedes tinha que servir néctar (água da imortalidade) aos deuses.
Em sua homenagem Júpiter transformou-o na constelação de aquário que derrama a água da vida aos homens da terra.

MITO DE PEIXES

ANFITRITE

As Nereidas eram divindades marinhas, filhas de Nereu e Dóris, e netas do oceano. Dentre elas, vivia Anfitrite, a condutora do coro formado pelas ninfas.
Netuno, o senhor dos mares, apaixonou-se perdidamente por Anfitrite e queria desposá-la. Mas le Para procurar a amada, Netuno manda um delfim para encontrá-la e convencê-la a se casar. E assim foi feito.
Anfitrite deixa-se levar pelo delfim e retorna com o animal e casa-se com Netuno.
Como demonstração de gratidão Netuno coloca o delfim no céu, formando a constelação de Peixes. vada pelo excesso de pudor, a virgem refugiou-se nas profundezas do mar.