quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Falando sobre os signos,humor e Mitos de cada um

Sobre cada signo

ARIES

As pessoas que escolhem o tempo de Áries para nascer, sabem, desde o momento da concepção, que a vida recomeça a cada novo dia. Para eles, tudo na vida tem jeito de estréia. Tudo depende de se ter ou não coragem para entrar no palco e fazer um grande show, sem que ninguém perceba aquele terrível frio na barriga. Se não for assim, se não rolar uma certa adrenalina, eles se aborrecem e vão cantar em outro lugar...
Regido por Marte, deus da guerra, o signo de Áries está essencialmente ligado á idéia do impulso inicial. Ao nascimento, aos primeiros passos, à primeira semente que brota.
Em função disso, espera-se que todos os arianos sejam imaturos, corajosos, impulsivos, às vezes até agressivos, verdadeiros guerreiros, sempre prontos a conquistar pela força os objetos do seu desejo. Em alguns momentos isso pode até ser verdade...
O que realmente é comum a todos os arianos é a consciência dos próprios desejos e a sensação de que eles precisam ser atendidos imediatamente. Por causa disso, algumas vezes eles não vêem os desejos dos outros.
Arianos são auto-motivados. Só eles mesmos podem se colocar
em movimento. Assim , o ariano lucra muito quando passa por um processo de auto conhecimento.
Por terem vindo ao mundo na primeira fase do ano agrícola, numa época em que os homens tomavam para si a tarefa de pôr a natureza em movimento, os arianos consideram naturais as situações em que o homem é desafiado a transformar as coisas e a criar uma nova ordem.
Nada mais ariano do que a letra de Geraldo Vandré que se transformou num hino da juventude guerreira do final dos anos sessenta: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer...

TOURO
Quem nasce no tempo de touro, tem olhos sensíveis à beleza do mundo manifestado e um coração perturbado pela consciência de que ele é passageiro. É sempre a nossa parte taurina que nos faz pensar sobre a permanência e a impermanência das coisas. Não é por acaso que o ser humano que melhor falou sobre isso nasceu nesse tempo. Diz a tradição, que Gautama, o Buda, nasceu, morreu e se iluminou numa Lua Cheia de Touro.
A Lua Cheia de Touro é o acontecimento astrológico mais importante do ano. Dizem que quando ela acontece, o portal que liga o mundo manifestado ao não manifestado fica aberto. É a recordação dessa visão que está sempre interferindo na maneira como os taurinos se relacionam com o mundo e com as outras pessoas.
Regidos por Vênus, a deusa do amor, da beleza e da imaginação, eles procuram por ela em todas as coisas e em todos os relacionamentos. Quando não criam beleza, precisam estar cercados por ela. Em troca, a deusa faz com que eles nasçam bonitos ou, pelo menos, muito charmosos.
Para os taurinos, a palavra chave é auto-estima. Logo eles, que se preocupam tanto com o valor das coisas, às vezes não conseguem perceber o valor do próprio talento. Quando isso acontece, o mundo perde um artista e ganha um ser humano angustiado, que passa a vida acumulando coisas para compensar a sensação de que está faltando algo.
Sob a influência da Vênus da terra, eles são guiados pelos cinco sentidos. E porque amam as sensações, são os primeiros a perceber que, todas elas, quando se estabilizam, desaparecem.
Muitas vezes os taurinos são acusados de serem pão-duros, teimosos e possessivos, mas tudo isso muda de figura se a gente compreender que eles são os únicos que já nascem sabendo que a beleza é efêmera e merece ser contemplada.

GEMEOS

O tempo de Gêmeos é o tempo dos significados. Um tempo mágico em que o homem descobre as palavras e aprende com elas que algumas coisas podem ser símbolos de outras. Nesse mundo cheio de múltiplas possibilidades, só não se perde quem sabe perguntar e quem tem a coragem de dar nome às coisas.
As pessoas que nascem quando o Sol atravessa o signo de Gêmeos, já têm perguntas e dúvidas inerentes. Para elas, o mundo é parecido com o país das maravilhas. Tudo depende de saber compreender os sinais e achar as chaves certas.
Para fazer isso, elas precisam se comunicar. Com palavras, com gestos, com cores ou com música. A forma não interessa. O que interessa é a sensação indispensável de compreender e ser compreendido.
Regidos por Mercúrio, o ágil mensageiro do Olimpo, os geminianos têm necessidade de estar física, mental ou verbalmente ativos o tempo todo. Por isso, muitos deles parecem nervosos ou inquietos.
Frequentemente os geminianos são acusados dos pecados da dispersão e da superficialidade. O que acontece é que eles realmente se interessam por muitas coisas e às vezes não tem tempo suficiente para se aprofundar em nenhuma delas.
Por terem um olhar atilado, que registra com a rapidez de um raio todas as alternativas possíveis para uma determinada situação ou para um determinado caminho, vivem se atrapalhando com as encruzilhadas.
Não é a toa que os gregos, quando iam viajar, punham pedras nas encruzilhadas para que Hermes (o nome grego de Mercúrio) abrisse os caminhos. Eles sabiam que um caminho só se abre quando a gente se decide verdadeiramente por ele.

CÂNCER

Poucas pessoas compreendem o mistério do símbolo de Câncer, o caranguejo. Um animal que sobrevive graças à casca dura e áspera, protegendo um corpo tão macio e delicado, que não resistiria ao simples contato com a água ou areia. A palavra chave para se penetrar no mundo fechado dos cancerianos é a vulnerabilidade. Regidos pela Lua, eles sabem mais do que os outros sobre a necessidade de proteção, que é comum a todos os homens.
Na época de Câncer, o tempo é marcado pelo ir e vir das marés. É por isso que as pessoas que nascem neste signo têm tanta consciência da passagem do tempo e são tão profundamente afetadas pelo que ele faz com os sentimentos.
Não que elas sejam diferentes das outras. Para todos nós, os sentimentos são como as sensações, que só são percebidas quando se alteram, e não são os mesmos o tempo todo. Já os cancerianos prestam muita atenção nisso e muitas vezes acham que, por não ser mais exatamente o mesmo, o sentimento está prestes a acabar. Isso explica o fato deles "imitarem" os caranguejos, tentando andar para trás, vendo se conseguem trazer de volta os sentimentos que já passaram. Por isso a importância enorme que dão á alimentação, uma das mais primitivas formas de demonstrar o amor.
Para os nativos deste signo a família é muito importante. Tanto para o bem como para o mal. Um dos maiores desafios deles é se livrar das expectativas da família e construir estruturas emocionais independentes.
Muitos procuram ocupações em que possam atender às necessidades dos outros. Os filhos da Lua adoram se sentir necessários. Outros preferem viver no mundo da imaginação e escolhem o caminho da criatividade. Cancerianos dão excelentes escritores..
A única coisa que pode atraí-los para fora da casca é a possibilidade de serem compreendidos e amados por muita gente

LEÃO

Com o sol em Leão, toda a energia da natureza está direcionada para a tarefa de dar frutos, mostrando que é capaz de repetir o ato mais nobre de Deus: criar um outro ser à sua imagem e semelhança. É por isso que as crianças que nascem sob este aspecto, sentem-se comprometidas com o desafio da criação.
Para os leoninos, tudo na vida é um teste. Desde a infância, os nativos de Leão encaram o difícil desafio de exteriorizar o seu mundo interior e serem reconhecidos por isso. Muitos sentem um imenso prazer com essa tarefa e decidem-se por fazer esta exteriorização de forma dramática. Podem até levar esta dramatização adiante, tornando-se grandes atores.
Muitas vezes os leoninos são acusados de individualistas, mas temos que entender que eles precisam mesmo prestar muita atenção no "eu", pois lá está guardado o preciosíssimo material para a criação.
Poucas pessoas conseguem ficar indiferentes ao espetáculo de um leonino exibindo sua radiação solar para uma grande platéia. A arte parece que nasceu para eles. Só ela pode atender à esta necessidade de estar se concentrado em si mesmo, ao mesmo tempo produzindo uma forte impressão na sociedade.
Mas existe um outro tipo de leonino. O leonino fechado, que não deixa escapar a luz do fogo intenso que o queima por dentro. Que não suporta a possibilidade de se mostrar e não ser aprovado. Às vezes eles parecem mansos e tranquilos, mas não se engane. Em algum momento, ou em alguma área da vida, eles vão achar um jeito de liberar essa imensa energia armazenada

VIRGEM

Existe uma tradição que diz que o ponto do zodíaco onde termina Leão e começa Virgem, traz o símbolo da esfinge, esta criatura mítica que faz perguntas e guarda segredos. Sua grande questão é a de saber em qual atividade cada um pode se considerar um mestre. O segredo dos virginianos é a capacidade de ver as coisas pequenas e o compromisso com a perfeição.
O signo de virgem é um dos mais mal compreendidos do zodíaco. Muitos que se julgam conhecedores da astrologia dizem que virginianos são críticos em demasia, detalhistas, pessoas que passam o dedo nos móveis para checar se tem poeira. Os mais esclarecidos sabem que o céu não reservaria um doze avos do seu espaço para esse tipo de bobagem.
Na realidade os virginianos têm uma enorme capacidade de perceber os detalhes. Por causa disso, eles percebem imediatamente, e sem nenhum esforço, que a faxineira colocou o porta-retratos três centímetros mais à direita do que estava antes. O interessante é que eles pensam assim: só conseguem compreender alguma coisa depois de uma análise minuciosa. E analisar quer dizer dividir em pequenas partes. Essa maneira de ver o mundo muitas vezes faz deles excelentes pesquisadores ou matemáticos brilhantes.
Quando crianças, costumam estripar os brinquedos para ver como funcionam. Não há nada de destruidor nisso, eles estão apenas ensaiando a fantástica habilidade para montar, desmontar e concertar as coisas. Para os virginianos, o mundo é um enorme quebra-cabeças, onde todas as peças precisam estar no lugar certo. É essencial sentirem-se confortáveis e bem encaixados nesse conjunto, de serem úteis, ou até mesmo indispensáveis.
Porque pertencem a um signo de terra, só valorizam as coisas que possam dar um resultado concreto. São considerados o São Tomé do zodíaco, acreditando apenas no que podem pegar. Até mesmo o amor precisa ser expresso
em serviços. Não adianta dizer a um virginiano que você gosta dele. Ele vai querer saber o que você é capaz de fazer por ele

LIBRA

Os librianos compartilham da visão de um dos mais importantes filósofos da história: Platão. Ele dizia que o fragmento que vemos do mundo é apenas um pálido reflexo de uma outra realidade, de formas perfeitas, que existe num outro plano: o mundo das idéias. Como vivem num mundo imperfeito, parecem sempre um pouquinho deprimidos . Na verdade estão decepcionados.
Os nativos de Libra são completamente fascinados por espelhos. Ninguém vê a si mesmo diretamente. O homem só conhece a própria imagem através de reflexos, que podem estar num lago, numa vitrine ou, no mais extraordinário de todos os espelhos: os olhos de uma outra pessoa. Essa visão, ou melhor, o tipo de informação que vem daí, acompanha os librianos em todos os momentos da vida. Por isso eles se preocupam tanto com o que os outros vão pensar e sabem o tempo todo qual é o efeito que causam. Daí a fama de vaidosos e a necessidade de serem aceitos.
A capacidade de saber ler os olhos dos outros é, em diversos momentos, um grande percalço mas quando bem usada, faz dos librianos os melhores diplomatas e os amigos ou companheiros mais gentis de todo zodíaco.
Como Libra é o domicílio de Vênus, a deusa do amor e da beleza, e o exílio de Marte, o deus da guerra, os nativos deste signo já nascem pacifistas.
Ninguém encarnou tão perfeitamente o ideal libriano como Mahatma Ghandi, que nasceu no dia 2 de outubro de 1869, e dedicou toda a sua vida a mostrar na prática que é possível ganhar uma guerra com uma proposta de paz

ESCORPIÃO

Os nativos de Escorpião recebem do céu um dom que, se não for bem compreendido e usado, pode ser fonte de muita perturbação: a capacidade de perceber a tensão e a necessidade de mudança das circunstâncias. Ao contrário de Touro, que se encanta e se apaixona pela forma, Escorpião é atraído pelo mundo misterioso que existe por trás das aparências.
Sempre associado à morte, à violência, ao ciúme e à sexualidade exagerada, Escorpião é talvez o mais mal falado de todos os signos. É possível que a má fama tenha vindo do fato de que, para os povos que criaram a astrologia, essa época do ano correspondia ao outono, o tempo em que a natureza ensina aos homens que morrer é natural. Mais do que natural, é necessário.
Por sua oposição ao signo de Touro, que simboliza a primavera, Escorpião sabe que mesmo as coisas mais perfeitas e belas não serão eternas. E pressente o que elas vão ser depois. Touro se encanta com a beleza das flores. Escorpião é apaixonado pelas sementes que mostrarão sua força depois da morte da flor.
Quem nasce com o sol em Escorpião, vê o mundo e as outras pessoas com olhos de raio -x o que, em alguns momentos, pode ser um problema. Como imaginam que todo mundo pode ver o que eles vêem, tendem a ser muito fechados e a criar uma verdadeira barreira em torno dos seus sentimentos, que são sempre muito intensos. Eles estão sempre "morrendo" de amor, "morrendo" de saudade, "morrendo" de rir, "morrendo" de raiva.
Mas quando a imensa energia desse signo misterioso encontra uma saída construtiva, é que podemos avaliar a força de um Escorpião. Uma força como aquela que impulsionou o sociólogo Betinho a, mesmo debilitado, lutar contra a fome e a miséria, unindo todo o país em torno de uma causa

SAGITÁRIO

O Sol em Sagitário causa uma necessidade de alegria e movimento aos nativos deste signo. Os sagitarianos recebem de Júpiter um grande presente: o dom da fé. Disso decorre a capacidade que ele têm de acreditar nos próprios sonhos e a coragem para enfrentar o desafio do desconhecido.
Quem nasceu nessa época do ano tem dentro de si a chama sagrada que iluminou grandes filósofos e impulsionou aventureiros. Por isso que da Espanha, país regido por Sagitário, partiram os grandes navegantes.
Protegidos por Júpiter, pai de todos os deuses, os sagitarianos, mesmo sem querer, têm uma certa "pose", um jeitão de que já nasceram sabendo de tudo. Quando recheiam essa pose com o verdadeiro conhecimento, se transformam em grandes professores, em líderes com a força de um Churchil, que conseguiu manter alta a moral da Inglaterra arrasada pelas bombas alemãs.
Os Sagitarianos tem um compromisso com a felicidade e alegria de viver. Amam os espaços abertos, os esportes, o sucesso. O problema deles é sempre um só: o exagero. Esperam muito da vida e, às vezes, se aborrecem com coisas que parecem ótimas para a maioria dos mortais. O que eles realmente têm dificuldade é em lidar com as frustrações. O dom de Júpiter é a ilusão da onipotência e os sagitarianos se assustam e se irritam quando dão de cara com os próprios limites

CAPRICÓRNIO

A palavra chave para entender Capricórnio é hierarquia. Em qualquer época ou em qualquer situação, eles sempre percebem com clareza quem é o melhor, quem é o mais forte, quem é o mais esperto. E o mais importante de tudo: quem é que manda em quem. É claro que quando são muito pequenos, se sentem em desvantagem. E passam o resto da vida tentando compensar esse sentimento...
Porque nascem durante um período em que os homens estão em guerra com a natureza, os capricornianos têm a impressão que o natural é um mundo que não acolhe, não acarinha. Ao contrário, ameaça e traz desconforto. Desafia. No tempo de muito frio ou muito calor, só sobrevive quem é forte, quem é resistente, quem tem coragem para enfrentar a natureza e transformá-la num local apropriado para a vida humana. Aliás, apropriado é pouco - para eles só serve o que é muito bom. Todo capricorniano tem um compromisso com a excelência. Isso não significa que todos estão destinados à vitória e ao sucesso, apenas que precisam disso para serem realmente felizes.
Regidos por Saturno, o deus do tempo, os capricornianos têm muita necessidade de serem respeitados e levados a sério. Como dificilmente as pessoas levam as opiniões de uma criança a sério, eles se sentem muito desconfortáveis na infância.
Para os capricornianos, o tempo sempre conta a favor. Eles são muito mais adequados para o mundo cheio de exigências e responsabilidades dos adultos do que para a vida alegre e despreocupada das crianças

AQUARIO
As pessoas que nascem nessa época do ano vão ter que integrar às suas vidas a contradição interna que marca o destino dos aquarianos. Ricos ou pobres, bonitos ou feios, inteligentes ou burros, todos guardarão dentro de si uma centelha de rebeldia, uma curiosidade universal e um fascínio pela passagem do tempo.
Aquário é regido por dois planetas que, em primeira instância, parecem antagônicos. É o espaço do céu que Saturno, o deus do tempo e dos limites, tem que dividir com Urano, o senhor do caos e da liberdade. Desse encontro de gigantes podem nascer pessoas diferentes, até mesmo opostas.
Se a força maior é de Urano, aparecem os revolucionários, os subversivos, com tendência a recriar o novo. Como Mao Tse Tung em relação à China, como Cristian Dior no que diz respeito à alta costura, como Mozart e a música, ou James Joyce com a literatura. Querendo ou não, os aquarianos desse tipo têm um encontro marcado com uma revolução. Se não estiverem ao lado dela, serão vítimas dela, como Luiz XVI, o rei que acabou na guilhotina.
Quando o peso maior é para Saturno, aparecem os aquarianos dedicados a conservar e reorganizar tudo o que o tempo traz. Colecionadores, historiados, cientistas, ou ditadores. A psique dos que nascem neste signo oscila entre a contestação e a ditadura.
Mas todos têm uma coisa em comum: a necessidade de fazer parte de um grupo,mas participar dele como uma pessoa independente.
Por causa da influência de Saturno, os nativos deste signo sabem que, sob um determinado ponto de vista, todos os homens são iguais mas, por causa de Urano, têm a consciência de que nunca haverá dois homens iguais sobre a Terra.
O destino dos aquarianos é passar de Saturno a Urano. É sair do passado rumo ao futuro, sem se deter ao presente. Para eles, o presente não existe

PEIXES
Para muitas pessoas, a maneira de ser e de agir dos piscianos parece estranha e incompreensível. Muitas vezes eles dão a impressão de estarem andando sem rumo e sem atenção ao lado prático das coisas. Mas, num contato mais profundo, percebemos que não é nada disso. O que acontece é que eles estão ligados num tipo de realidade que a maioria das pessoas não vê.
O signo de Peixes é regido por Netuno, o senhor da inspiração e da sensibilidade. Esse planeta especial governa tudo o que afasta do real, do material e presenteia seus filhos com uma imaginação fabulosa e um dom de compreender o que os outros sentem, sem precisar de palavras. Quando essa sensibilidade é bem canalizada, gera pessoas encantadoras, artistas de talento e curadores maravilhosos.
Como são permeáveis ao mundo emocional das pessoas que o cercam, os piscianos demoram para separar essas impressões dos seus verdadeiros sentimentos. Eles estão sempre sendo invadidos por sentimentos que não são deles.
Quando esta sensibilidade não encontra uma saída, acaba aparecendo como confusão e instabilidade, se expressando num vago e constante sentimento de culpa e em depressões ou medos sem razão aparente. O desejo de escapar dos limites do mundo material e experimentar outras dimensões da realidade pode levar a uma dificuldade de se adaptar ao real.
O planeta da inspiração é também o planeta das drogas e dos vícios. A capacidade de "sentir o sentimento do mundo" pode atrapalhar a definição clara da identidade e o pisciano corre o risco de se afogar na própria sensibilidade. De se apegar ao primeiro guru que prometer um porto seguro.
Mas, no meio do que parece uma confusão, existe sempre alguma coisa nova querendo brotar através do indivíduo. Pode ser uma invenção, uma nova forma de arte, uma nova perspectiva da profissão. A dificuldade é cumprir o destino pisciano de dar forma ao que não tem forma e ser um canal para as coisas novas, sem se preocupar nem um pouquinho com o prestígio que pode vir daí.
Os piscianos possuem um tipo de consciência muito pouco entendida no cotidiano. Mesmo sem saber disto, eles precisam funcionar através de um espírito coletivo de vastas e mal definidas proporções.
A tarefa na vida dos nativos deste signo é de estarem totalmente comprometidos em desenvolver este aspecto do self, não para seu próprio proveito ou reconhecimento, mas como um embaixador de conceitos humanitários. Alguma coisa de novo parece querer brotar através do indivíduo, como uma invenção, uma nova forma de arte, uma nova perspectiva na profissão. A dificuldade é encontrar essa nova coisa sem a mínima preocupação com o prestígio que pode vir daí. Alguns são fascinados pela fama e pelo glamour, realizadores de sonhos, gênios ou um visionários


Aries

Muito espontâneo, directo, e frontal, o Carneiro é impaciente e prefere ser ele a tomar a iniciativa. Com um vasto sentido de humor, é extremamente instintivo e pode-se apaixonar facilmente, oferecendo à outra pessoa uma verdadeira história de amor extraída dos contos de fada. Gosta de se sentir admirado e que lhe dêem valor.

Touro
Exala sensualidade por onde quer que passe. Sabe sentir prazer, e fazer com que a outra pessoa o sinta, usando os cinco sentidos que fazem parte de qualquer ser humano. Um pouco possessivo demais, o nativo Touro necessita de muita segurança e comodidade. Aprecia muito a natureza, e é um amante de tudo o que seja afrodisíaco.

Gêmeos
Da mesma forma que a vida passa por inúmeras transformações, também o sexo é algo que está sempre em constante mutação. Apreciam experimentar coisas novas, e têm um grande à vontade em partir para situações diferentes, como seja o caso do sexo
em grupo. Extremamente comunicativos e com sentido de humor, seduzem facilmente.

Caranguejo
Romântico, sentimental, por vezes tímido, os Caranguejos são pessoas que sonham bastante. Não têm pudor algum quando se sentem apaixonados e bem emocionalmente. Possui uma grande imaginação nos momentos de amor, fantasiando inúmeras situações. Mais do que as palavras, todo o seu corpo comunica.

Leão
Dá sempre uma aura muito especial às suas emoções, sem nunca cair no ridículo ou na vulgaridade. Precisa sentir-se especial para estar com uma determinada pessoa, embora seja uma pessoa muito nobre e generosa para com a sua cara metade. Ainda que saiba tratar da outra pessoa com carinho, pode tornar-se um verdadeiro leão nos momentos de prazer.

Virgem
Bastante cauteloso, o Virgem pode possuir demasiados escrúpulos nas alturas em que menos são necessários. Metódico, pode desenvolver mil e uma tácticas na altura da conquista. Para ele, os detalhes são extremamente importantes. Por isso, não pense que é só sexo. Com este signo vai ter muito que explorar, e deixar-se explorar!

Balança
Em busca da estética e harmonia, o Balança é alguém extremamente inseguro e indeciso. Para estes nativos, a forma de sedução e o processo da paixão são mais importantes do que o sentido prático dessa paixão. Um pouco fetichista, o balança constrói a teia para agarrar quem deseja realmente. É de um refinamento ímpar, em tudo!

Escorpião
É uma pessoa que demonstra a sua sexualidade facilmente. A intensidade com que vive as emoções é o verdadeiro problema para que não consiga atingir a felicidade. Para eles, um noite de sexo pode ser apenas um noite de sexo, e nada mais, embora possam ser demasiado rígidos para que o mesmo aconteça. Possuem um grande magnetismo!

Sagitário
Aventureiro, um amante do exótico e do prazer, o Sagitário procura aventuras intensas. Raramente se dá por satisfeito, querendo sempre experimentar mais e mais. Ama a natureza, talvez porque tal como ela também ele aprecia a liberdade. Não se consegue manter fixo com uma pessoa por muito tempo, pois necessita sempre andar em busca de coisas novas.

Capricórnio
Não apreciam muito fantasias e novas experiências, preferindo jogar pelo seguro e com aquilo que já conhecem bastante bem. Têm de sentir que o controlo da situação depende de si, e raramente falam de assuntos sexuais ou amorosos. Quando sente que tem tudo na sua ‘mão’, pode começar a adoptar comportamentos mais libertinos e aventureiros.

Aquário
Imprevisível, este signo é o mais excêntrico de todo o zodíaco. Provocador, adora experimentar coisas novas, quer seja relativamente a situações ou a pessoas. O erotismo é uma das suas áreas preferidos, e interessa-se por tudo o que tenha a ver com a matéria. As suas experiências amorosas são as mais loucas de todo o horóscopo.


Peixes
Este é um signo complicado, uma vez que pode confundir a amizade com o amor. Sonhador e romântico, os nativos de Peixes possuem inúmeras fantasias, embora o seu outro lado não os deixe passá-las à prática. Peixes apreciam muito mais o lado intelectual da relação do que o físico, mas conseguem fazer qualquer mulher sentir-se uma rainha.

MITOS DE CADA SIGNO


MITO DE ÁRIES

O TOSÃO DE OURO E OS
ARGONAUTAS


Frisso, filho do rei da Beócia, sofrendo perseguições de sua madrasta, pede ajuda à sua mãe Nefeles, deusa das nuvens. Sua mãe lhe oferece um cordeiro, que traz ouro no lugar da lã e que é capaz de livrar o jovem e os irmãos das ameaças da madrasta, voando através dos mares.
Enquanto eles sobrevoavam mares e terras, montados no cordeiro alado, Elle, sua irmã, adormeceu e soltando-se do animal caiu no mar. Frisso, não podendo fazer nada para salvar a irmã, prosseguiu sua viagem e chegou a uma terra desconhecida onde ofereceu o carneiro de ouro a Zeus.
Jasão cujo trono tinha sido usurpado pelo irmão, faz um acordo com Pelia, filho de Poseidon: ele lhe devolveria o trono e em troca, Jasão lhe traria o velo do cordeiro de ouro. Jasão aceitou o acordo e convidou onze amigos de confiança (os Argonautas) e armou a nau Argo rumo a Cólquida.
Chegando lá o jovem herói grego tenta negociar o velo de ouro, mas o rei impõe várias provas de habilidades a Jasão, que as domina, e o rei contrariado, não cumpre sua palavra. Jasão então seduz a filha do rei, Medéia que promete sua ajuda contanto que ele também lhe dê seu amor e leve-a para a Grécia junto com ele.
Medéia guia os Argonautas até onde está o cordeiro de ouro vigiado por um dragão, ela lhe dá algumas gotas de um frasco de óleo, que o adormece, e juntos, resgatam o tosão de ouro.
A nau Argo voltou à Grécia, onde o velo de ouro foi para o filho de Poseidon e o trono foi devolvido a Jasão.
Mais tarde, Jasão apaixona-se pela princesa de Corinto e diz a Medéia que não precisa mais dela. Enfurecida, a mulher mata a amada de seu marido e depois os filhos de ambos.
Este mito é adequado a Áries porque mostra as consequências da impulsividade, que muitas vezes dificulta o entendimento de si mesmo. Ele nos fala de entrega e paixão, de afirmação a qualquer preço, de buscas e conquistas.

MITO DE TOURO

TESEU E O MINOTAURO

Minos, rei de Creta, fez um pacto com o deus Poseidon: se ele lhe desse a soberania dos mares, Minos lhe daria o mais belo touro branco de seu rebanho. O deus aceitou o acordo e Creta prosperou.
Minos, infelizmente era avarento e na hora de entregar seu belo touro, enganou o deus, entregando-lhe outro menos belo.
Poseidon pediu à Vênus que lhe ajudasse em um plano de represália. A Deusa do Amor insuflou a esposa de Minos, Pasifae, de um desejo incontrolável pelo touro branco. Pasifae manda construir um touro de madeira onde ela pudesse se esconder para se unir ao touro.
Dessa paixão nasceu o Minotauro, um animal com corpo de homem e cabeça de touro e que se alimentava de carne humana. Como o Minotauro representava a vergonha de Minos, por ser o fruto do adultério da mulher, foi enclausurado num labirinto, onde era alimentado com corpos humanos de jovens vindos de Atenas.
Teseu, filho do rei de Atenas, resolve matar o Minotauro e com a ajuda de Ariadne, filha do rei de Minos, e seu novelo de linha, consegue matar o Minotauro e encontrar a saída seguindo o mesmo novelo.
O Minotauro é o mito de Touro porque retrata seus conflitos interiores um ser metade humano e metade besta com apetite desenfreado. Os prazeres, os desejos são verdadeiros estímulos (e nem sempre positivos) para os taurinos; seja pelo paladar, pelo tato ou pela posição social. O novelo de linha é seu elo de ligação, seu "fio terra", entre suas idéias e o plano do concreto.
MITO DE GÊMEOS

CASTOR E POLUX

No dia de seu casamento Leda foi banhar-se no lago e Júpiter, apaixonou-se por ela e transformou-se num belo Cisne para poder aproximar-se e seduzi-la.
Dessa união nasceram Castor e Pólux, filhos de um mesmo óvulo, embora Pólux fosse divino, por ser filho de Júpiter, e Castor fosse mortal, fruto do casamento de Leda e Tíndaro.

Numa disputa de amantes, Ida e Liceu (outros dois irmãos gêmeos) duelam com Castor e Polux, e Castor morre.

Pólux inconformado, pede a Júpiter que conceda a divindade a Castor, para que ele possa viver. Júpiter atende seu filho imortal, mas sob a condição de que enquanto um ficasse no céu o outro estaria na terra, e somente quando fossem trocar de posição teriam alguns momentos juntos.

O Mito de Castor e Pólux reflete bem a dualidade geminiana, e seus conflitos entre intuição e lógica (céu e terra).
MITO DE CÂNCER

A HIDRA DE LERNA

Em um dos Doze Trabalhos de Hércules, o herói é enviado para matar a Hidra de Lerna, uma perigosa criatura devoradora de gente, que morava numa caverna. A criatura tinha nove cabeças e em cada uma delas existia um veneno letal. Como se não bastasse tamanho perigo, cada cabeça que se cortasse, nasciam mais tres em seu lugar. Hércules, leva consigo o primo Iolau e tenta de todas as maneiras matar a Hidra, mas a cada investida de espada, cortava uma cabeça e nasciam mais tres. Quando estava prestes a virar alimento da criatura, Iolau ajuda Hércules e com uma tocha começa a queimar as cabeças cortadas, que cauterizadas pelo fogo, não conseguiam se reproduzir.
Vendo que Hércules iria ganhar a luta contra Hidra, Juno, esposa de Júpiter, envia um caranguejo que morde o pé de Hércules na tentativa de distraí-lo. Mas Hécules sem pensar, esmigalha o caranguejo sob seus pés.
Reunindo suas últimas forças, Hércules se ajoelha e levanta a Hidra até a luz do sol, matando finalmente a terrível criatura. Só resta então uma cabeça, a que é imortal e dentro dela há uma pedra preciosa. Mas para quem lidou com várias cabeças, uma só é tarefa bem mais fácil, e Hércules a enterra sob uma rocha.
Batalha vencida, Juno colocou o caranguejo entre os astros.
MITO DE LEÃO

O LEÃO DE NEMÉIA

Um leão devorava os habitantes e os rebanhos da região de Neméia, e era invulnerável ao ferro, bronze e pedra.
Hércules foi enfrentá-lo, e este foi o seu primeiro trabalho. Primeiro o herói enfrenta a fera com arco e flechas, mas não consegue dominá-la. Depois de uma luta fatigante, Hércules consegue empurrar o Leão para dentro de sua caverna onde usando de toda sua força física, asfixia o animal fazendo pressão sobre seu plexo solar.
Com a pele da fera Hércules faz sua túnica, e com sua cabeça faz um capacete.
MITO DE VIRGEM

DEMÉTER E PERSÉFONE

Hades ( Plutão), deus do inferno, apaixona-se por Perséfone, filha de Deméter, deusa da colheita. Ele a rapta e a leva para o submundo sem o conhecimento da mãe.
Deméter desesperada, sai à procura da filha, mas não a encontra e o desespero torna-a estéril, fazendo com que ela perca todo seu contato com a natureza, e toda a vegetação e colheitas secam.
O desespero de Deméter sensibiliza o deus Hécate, que vai procurar deus Hélio (Sol), para que possam encontrar Perséfone. Mas eles encontram um empecilho nesta empreitada: Perséfone já estava enamorada de Hades, por ter aceito os grãos de romã oferecidos por ele e não queria abandonar o mundo do marido.
Então Deméter e os deuses se reúnem com Júpiter que faz um acordo com Hades: Perséfone não deveria abandonar a mãe e tampouco o marido. Ela passaria o inverno (quando a terra dorme) com Hades no inferno e na primavera (quando tudo floresce) ficaria com a mãe, no Olimpo.
O mito de Deméter e Perséfone aplicado ao signo de Virgem, nos mostra a fusão do instinto com o racional, tão característicos nos virginianos.

MITO DE LIBRA

TIRÉSIAS

Protegido pela deusa Hera, o jovem Tirésias recebe a permissão de assistir a cópula de duas serpentes. Ele pergunta à Hera qual das duas serpentes sente mais prazer, e como Hera não sabia a resposta, concede a Tirésias a dádiva de passar um período de sua vida como homem e outro como mulher, para que ele mesmo descobrisse a resposta para sua pergunta.
Quando findou o período de experiência de Tirésias, Hera e Zeus o chamaram para que ele lhes contasse, afinal quem sentia mais prazer se o macho ou a fêmea.
Com receio de desagradar a um ou a outro, Tirésias ficou indeciso, mas resolveu dizer a verdade, que era a fêmea quem sentia mais prazer. Zeus, não gostou da resposta deixando Tirésias cego.
O mito de Tirésias vem ao encontro à conhecida indecisão libriana e ao aprendizado quanto a assumir as suas decisões. Tirésias conheceu tanto o lado feminino quanto o masculino, e Libra trás consigo este senso de equilíbrio por saber entender o outro.
MITO DE ESCORPIÃO

A MORTE DE ÓRION

Órion era filho de Netuno que concedeu-lhe o poder de andar sobre as águas. Órion era também exímio caçador, dotado de um porte de rara beleza e tinha a predileção da deusa Ártemis
A deusa Aurora impressionada com sua beleza apaixona-se por ele e o rapta levando-o para a ilha de Delos.
Segundo outra versão deste mito, Órion é assassinado pela deusa Ártemis, que enciumada faz com que um escorpião gigante saia da terra e pique mortalmente o calcanhar do caçador, que nesse momento foi levado ao céu junto com o animal venenoso, formando a constelação de escorpião.

MITO DE SAGITÁRIO

QUÍRON
O REI DOS CENTAUROS


Quíron era meio homem e meio cavalo, e vivia nas colinas de Trácia. Era conhecido por sua sabedoria, por entender da natureza e dos homens. Quíron era também respeitado por reis que lhe traziam presentes para que ele educasse seus filhos a fim de torná-los cultos e bons. Os deuses reconheceram a sua sabedoria lhe dando a imortalidade Mas apesar de ser reconhecido e respeitado, Quíron era triste porque diferente: uma estranha mistura entre homem e animal.
Um dia Hércules passava pelas colinas e foi pedir um conselho a Quíron. Mas este estava do outro lado da floresta com os centauros. Enquanto esperava, Hércules pediu a um centauro que ali estava que abrisse o barril de vinho para que ele pudesse beber. Os centauros na floresta sentindo o cheiro do vinho, acharam que um ladrão se apossara dele e correram
em disparada.
Assustado
, Hércules atirou flechas para o alto a fim de dissipar os centauros que vinham em sua direção. Mas uma das flechas feriu Quíron, que como imortal não podia morrer, mas sua ferida também não cicatrizava.
O mito de Quíron, que é também o símbolo do signo de Sagitário, representa o entendimento da dor e da cura. Mas ele também pode estar sempre em busca de mais conhecimento, de muitas aventuras, evitando assim, concentrar-se em sua própria dor.

MITO DE CAPRICÓRNIO

A CABRA AMALTÉIA

O Senhor do Tempo, Saturno, engolia seus filhos assim que nasciam, pois ele tinha sido alertado por um oráculo que um dos seus filhos iria destroná-lo.
Nasceu Júpiter e sua mãe Réia, leva-o para a Ilha de Creta para salvá-lo do pai, onde uma cabra chamada Amaltéia foi sua ama-de leite.
Generosa mas horrível de se ver, Amaltéia se escondia dentro de uma gruta e ficou assim isolada para não perturbar o pequeno Júpiter, amamentando-o com o leite tirado de seus chifres.
Um dia, brincando, Júpiter quebrou um dos chifres, e para compensar sua ama, prometeu-lhe que o chifre se encheria de todos os frutos por ela desejados, (a cornucópia que significa abundância divina).

MITO DE AQUÁRIO

O RAPTO DE GANIMEDES

Ganimedes era um belo jovem que cuidava do rebanho de seu pai.
Um belo dia ele foi avistado por Júpiter, que apaixonou-se por ele e transformado em águia, raptou o rapaz levando-o ao Olimpo.
No Olimpo Ganimedes tinha que servir néctar (água da imortalidade) aos deuses.
Em sua homenagem Júpiter transformou-o na constelação de aquário que derrama a água da vida aos homens da terra.

MITO DE PEIXES

ANFITRITE

As Nereidas eram divindades marinhas, filhas de Nereu e Dóris, e netas do oceano. Dentre elas, vivia Anfitrite, a condutora do coro formado pelas ninfas.
Netuno, o senhor dos mares, apaixonou-se perdidamente por Anfitrite e queria desposá-la. Mas le Para procurar a amada, Netuno manda um delfim para encontrá-la e convencê-la a se casar. E assim foi feito.
Anfitrite deixa-se levar pelo delfim e retorna com o animal e casa-se com Netuno.
Como demonstração de gratidão Netuno coloca o delfim no céu, formando a constelação de Peixes. vada pelo excesso de pudor, a virgem refugiou-se nas profundezas do mar.

Nenhum comentário: